Offline
MENU

Em Maringá, ‘Orçamento Participativo Jovem’ recebe propostas até sexta-feira, 16
Por Administrador
Publicado em 12/01/2026 08:37
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), informa que o prazo para jovens e adolescentes do município participarem do 1º Orçamento Participativo Jovem (OPJ) segue aberto até 16 de janeiro (acesse aqui). Por meio do formulário online, pessoas com idade entre 14 e 29 anos podem apresentar sugestões de projetos e apontar prioridades para a aplicação de recursos públicos destinados a políticas para essa faixa etária. A ação incentiva a prática da cidadania e garante mais transparência e efetividade das políticas públicas.

 

Os jovens podem contribuir com ideias sobre temas como capacitação profissional, saúde mental e bem-estar, cultura e arte, esporte e lazer, inovação e tecnologia, empreendedorismo jovem, comunicação e mídias digitais, sustentabilidade, educação e protagonismo estudantil, entre outros.

 

A proposta do Orçamento Participativo Jovem é garantir participação social e aproximar os jovens do poder público, tornando as políticas públicas mais conectadas com a realidade da juventude maringaense. As contribuições coletadas pelo formulário online se somam às escutas presenciais realizadas em escolas, espaços públicos e ações de mobilização.

 

Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, a iniciativa é um marco na participação dos jovens maringaenses nas decisões sobre o futuro da cidade. “Vamos dar voz aos jovens, escutar suas demandas, validar suas opiniões. Juntos, construiremos projetos representativos que fortalecerão a cidadania e os direitos de todos eles”, afirmou.

 

Após o período de coleta, as propostas passarão por análise técnica de uma comissão formada por representantes do poder público e da sociedade civil. As propostas mais votadas serão executadas pela administração municipal, com acompanhamento e prestação de contas. Clique aqui e participe

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!