A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), abriu edital para contratação de consultoria técnica especializada para apoiar a implementação do projeto desenvolvido em cooperação com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL/ONU). A iniciativa aplicará metodologia de avaliação das condições habilitantes para financiamento climático urbano, com foco em adaptação climática e resiliência urbana.
A consultoria contratada será responsável por aplicar a metodologia de avaliação subnacional das condições habilitantes; mapear, coletar e sistematizar evidências em base editável; conduzir consultas, entrevistas e oficinas com atores estratégicos (universidades, setor privado, sociedade civil e unidades da administração municipal); e elaborar relatórios técnicos e o plano de ações com recomendações validadas conjuntamente pelo Ipplam e CEPAL.
As propostas devem seguir o termo de referência (clique aqui para acessar) e poderão ser enviadas até 26 de janeiro de 2026 para o e-mail ipplam_superintendente@maringa.pr.gov.br com o assunto: Proposta – Consultoria IPPLAM–CEPAL – [NOME DO PROPONENTE]. Os documentos deverão ser enviados em PDF, preferencialmente em arquivo único.
Podem participar pessoas jurídicas regularmente constituídas, com objeto social compatível e capacidade para emitir documentação fiscal. Os candidatos também devem ter formação acadêmica em áreas correlatas (Economia, Administração, Gestão Pública, Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Geografia e/ou Ciências Ambientais) e experiência comprovada de no mínimo três anos em atividades técnicas relacionadas (clima e cidades, planejamento urbano, políticas públicas, finanças públicas, financiamento climático e/ou gestão de projetos), incluindo produção de relatórios e interação multiator.
Os candidatos também devem ter experiência em sistematização de evidências, entrevistas/consultas, facilitação/relatoria de oficinas, redação técnica e organização de bases de dados e português fluente. Espanhol intermediário é desejável para a interlocução com a CEPAL.
A consultoria terá duração prevista de 120 dias a partir da contratação e deverá entregar produtos como plano de trabalho, matriz metodológica, base tabulada, relatórios parciais e final, relatoria e transcrição de oficina, além do plano de ações com recomendações priorizadas.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)