A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, promove programação gratuita para a comunidade. Neste fim de semana, as atrações começaram na sexta-feira, 16, com a vernissage que abre oficialmente a exposição “Nostalgia à Brasileira”. No domingo, 18, a Companhia de Folia de Reis ‘Anunciando o Rei Messias’ celebra a visita dos Três Reis Magos ao Menino Jesus, a partir das 10h, na Capela Nossa Senhora de Aparecida.
A exposição “Nostalgia à Brasileira”, da artista Angélica Gonçalves, integra a programação do fomento ‘Convite às Artes’. A visitação segue até 9 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Teatro Calil Haddad. A mostra propõe um mergulho sensível na memória afetiva, com ilustrações inspiradas em recordações da infância, fotografias e elementos da memória coletiva de crescer em um Brasil interiorano. “Espero que a exposição faça o público lembrar, experimentar e compartilhar momentos nostálgicos”, destaca Angélica Gonçalves.
No domingo, 18, após a apresentação da Folia de Reis, haverá almoço comunitário gratuito. O público é convidado a levar pratos e talheres para participar da confraternização, que ocorre na Capela Nossa Senhora de Aparecida, localizada entre as Estradas Zauna e Guaiapó.
A apresentação da Folia de Reis marca a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos, momento que simboliza o fim do ciclo natalino. “A Folia de Reis é uma manifestação cultural tradicional que faz parte do patrimônio cultural imaterial de Maringá. É uma manifestação que deve permanecer viva, especialmente pelo seu caráter comunitário, religioso e simbólico”, afirma o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.
Programação:
O que: Exposição ‘Nostalgia à Brasileira’ – Convite às Artes
Vernissage:
Exposição: Até 9 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Onde: Teatro Calil Haddad, Avenida Doutor Luiz Teixeira Mendes, 2500, Zona 5
O que: Folia de Reis - Companhia Anunciando o Rei Messias
Quando: Domingo, 18, a partir das 10h
Onde: Capela Nossa Senhora de Aparecida, localizada entre as Estradas Zauna e Guaiapó.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Luana Caroline)