Offline
MENU

Hemocentro da UEM registra aumento de 30% no atendimento em dois anos
Por Administrador
Publicado em 20/01/2026 08:18
Notícias de Maringá

O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou um aumento de 30% nos atendimentos nos últimos dois anos, segundo balanço realizado pela diretoria. Os números históricos refletem o investimento da gestão da UEM no maior banco de sangue do Noroeste do Estado, que atende uma rede de 30 municípios nas 14ª e 15ª regionais de Saúde do Paraná.

Desde 2023, o Hemocentro da UEM atendeu 50.370 candidatos à doação. Em 2023, foram atendidos 14.208 candidatos; em 2024, os atendimentos cresceram para 16.378 no ano; em 2025, por fim, foram realizados 19.784 atendimentos, um aumento de 30% em dois anos. 

Também no mesmo período, o Hemocentro da UEM coletou 41.590 bolsas de sangue, 11.798 delas em 2023; em 2024, o número de bolsas coletadas saltou para 13.503 e, em 2025, para 16.289, o que representa um aumento de 28% no período analisado, similar ao índice de atendimentos. 

Estratégias para aumentar a produção

Segundo o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr., o Hemocentro absorveu a demanda de algumas unidades hospitalares ao longo dos anos por conta da paralisação de atendimento ao SUS de um banco de sangue privado e, com isso, necessitou de um aumento na capacidade de produção e envio para os novos conveniados.

Diante de um aumento expressivo da demanda, conta o diretor, o banco de sangue da UEM recorreu a algumas estratégias para captar mais doadores. “Incentivamos os doadores de reposição, aumentamos as coletas externas, e aperfeiçoamos as redes sociais, para maior conhecimento da população sobre o tema”, explicou o diretor. 

Outras iniciativas relevantes durante esse período foram a participação em encontros importantes, feiras, exposições, palestras em escolas, empresas, entidades e instituições a fim de propagar a importância da doação de sangue. Além disso, o Hemocentro também participa de projetos, como o Cidade Solidária, promovido junto aos municípios da 15ª Regional de Saúde, a fim de aumentar os índices de doação nas cidades vizinhas, e o Projeto Transporte Solidário, que realiza o transporte (“leva e traz”) dos doadores até o Hemocentro em campanhas em Maringá e proximidades. 

Aumento das agências transfusionais

O Hemocentro registrou um crescimento de 900% no envio de hemocomponentes para estoques das agências transfusionais. Os hemocomponentes são frações do sangue, entre as quais crioprecipitado, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco congelado (PFC). Esses hemocomponentes podem ser obtidos via coleta de sangue comum ou aférese.

O diretor da unidade explica que, antes de 2023, o Hemocentro era responsável por uma agência transfusional. Com a entrada de novos hospitais conveniados e devido ao grande número de transfusões, o número de agências transfusionais abastecidas pelo Hemocentro cresceu. “Esses hospitais têm grande fluxo de transfusões, então registramos um aumento de 900% de aumento em dois anos. Isso explica o nosso trabalho árduo diariamente, pois precisamos manter todas as agências transfusionais abastecidas”, completou Gerson.

“O Hemocentro conquistou números bastante expressivos graças à equipe técnica, aos profissionais, às estratégias de gestão, principalmente da gestão da qualidade, para que tudo fosse realizado da forma mais segura e pensando na qualidade dos hemocomponentes e do paciente. Os desafios são ainda bastante grandes na manutenção desses números nos próximos anos, principalmente no que diz respeito à reposição de quadros”, pontuou.

Como doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens são habilitados a doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano; já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações anuais.

O doador de sangue deve pesar no mínimo 50kg e estar descansado, alimentado e hidratado (sem alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) no ato. Além disso, deve apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH). 

(Willian Fusaro/Comunicação HU)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!