Offline
MENU

Curso de Medicina da UEM obtém cinco estrelas no Enamed 2025
Por Administrador
Publicado em 21/01/2026 08:40
Notícias de Maringá

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve avaliação 5 estrelas, quesito máximo, no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado na segunda-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação anual é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para avaliação a formação médica no Brasil.

Criado em agosto de 1988, o curso de Medicina da UEM é um dos mais renomados do País. Desde a fundação até 2025, já formou 1.051 estudantes em 33 turmas. Muitos desses estudantes se mantêm no mesmo ambiente, buscando um dos 11 programas de residência médica vinculados ao Departamento de Medicina da UEM, que tem o Complexo de Saúde e o Hospital Universitário da UEM como principais palcos de atuação.

O curso de Medicina é um dos 49 cursos que obtiveram conceito máximo em todo o Brasil. A avaliação, de acordo com o MEC, aprimora a seleção para a residência médica e unifica a avaliação do Exame Nacional de Residência (Enare), responsável pela democratização do acesso às residências médicas, multiprofissionais e na área profissional da saúde dos hospitais universitários federais.

O resultado foi comemorado pela administração da Universidade. reitor da UEM, Leandro Vanalli, comentou sobre a conquista: "o curso de Medicina é um orgulho para todos nós,  não apenas para a gestão acadêmica, mas para toda a comunidade externa. Afinal, o curso é o berço da qualidade no atendimento à saúde da população regional e representa a excelência do ensino produzido pela UEM. Essa posição conquistada contagia outros cursos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, consolidando um ensino público de qualidade e, sobretudo, gratuito.

Vanalli ressalta que "no Paraná, apenas 3 cursos de medicina de Universidade Estadual, alcançaram a nota máxima, o que contempla os esforços da gestão para a consolidação de resultados como este, também, em outros cursos, o que é sempre compartilhado com a equipe de professores, agentes técnicos e demais áreas que compõem a entrega de um ensino e um serviço de excelência, aproximando a nossa amada UEM das pessoas".

De acordo com a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Marques, o Centro “manifesta seu orgulho e satisfação pela obtenção da avaliação máxima do curso”. “Esse não é um dado isolado, mas um reflexo de um projeto pedagógico sólido e de uma dedicação incansável de docentes, discentes e agentes universitários em promover um ambiente em que pesquisa e extensão caminham juntas do ensino. A formação de um médico comprometido exige exemplos, e o corpo docente da UEM, por meio de sua atuação no HUM e na rede de saúde, serve como principal norteador desse comportamento”, finalizou.

Segundo o coordenador do curso de Medicina da UEM, Paulo Roberto Donadio, o resultado do Enamed vem consolidar o que já vem sendo observado há alguns anos no curso de Medicina da UEM: um aperfeiçoamento contínuo do aprendizado. “Os estudantes que saem da UEM são frequentemente aprovados em grandes programas de residência por todo o Brasil, do mesmo modo que o Hospital Universitário, local de atuação mais próximo desses estudantes, têm crescido e atendido à demanda local e regional. Eles têm a garantia de um local específico para atuação que nem toda escola dispõe, que é um hospital próprio”, completou Donadio.

Enamed 2025

A avaliação do MEC analisou 351 cursos de Medicina de todo o Brasil. Ao todo, foram 49 cursos avaliados com conceito Enade 5, 114 com conceito 4, 80 cursos com conceito 3, 83 cursos com conceito 2 e, por fim, 24 cursos com Enade 1, o menor índice de avaliação. Além desses, um curso ficou sem conceito, por ter menos de 10 alunos avaliados. Segundo o MEC, cursos que obtiveram avaliação 1 e 2 serão sujeitos a penalidade. Cursos de nota 2 terão redução de vagas para ingresso, enquanto os de conceito 1 terão suspensão total do ingresso de novos estudantes. 

(Texto: Willian Fusaro/Comunicação HU)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!