Offline
MENU

Em Maringá, Governo do Estado apresenta plataforma que conecta pessoas com deficiência a serviços essenciais
Por Administrador
Publicado em 21/01/2026 22:10
Notícias de Maringá

Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família apresentou em Maringá a plataforma Paraná Acessível, iniciativa do governo estadual que conecta pessoas com deficiência a empresas e estabelecimentos comerciais, promovendo inclusão, acessibilidade, informação qualificada e desenvolvimento econômico. O evento ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e contou com a presença do secretário da pasta, Rogério Carboni, do prefeito Silvio Barros, do presidente da Acim, José Carlos Barbieri, empresários e outras autoridades.

 

A plataforma reúne informações sobre estabelecimentos públicos e privados acessíveis e permite que empresários divulguem os serviços diretamente para pessoas com deficiência. Segundo dados do Governo do Estado, cerca de 600 mil pessoas com deficiência já estão cadastradas no sistema. Clique aqui para acessar a plataforma.

 

O prefeito Silvio Barros destacou que a base de dados estatísticos sobre pessoas com deficiência e locais com acessibilidade é “uma oportunidade de negócio para empresários de Maringá e região e fonte de informações estratégicas para o desenvolvimento de políticas públicas”.

 

A apresentação da plataforma foi realizada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “Há cerca de 600 mil pessoas com deficiência esperando empresários entrarem em contato para oferecer serviços e produtos. É uma ferramenta totalmente gratuita, fácil de usar, que gera conexão, informação e bons negócios”, afirmou.

 

A adesão à plataforma é totalmente gratuita para empresários. O cadastro possibilita contato direto com o público, ampliando o alcance dos negócios e fortalecendo práticas de responsabilidade social e inclusão. Dessa forma, o consumidor pode avaliar estabelecimentos, consultar legislações, identificar canais de denúncia e acompanhar atualizações sobre políticas públicas voltadas ao público PCD.

 

Para o município, a iniciativa representa um avanço importante na promoção da cidadania e da acessibilidade, além de estimular o setor empresarial local a se conectar com um público que busca espaços, produtos e serviços preparados para recebê-lo. O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio da Silva, afirmou que a ferramenta é “extremamente importante para a criação e o monitoramento de políticas públicas para pessoas com deficiência”, afirmou. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!