A Prefeitura de Maringá realizou no domingo, 25, ações voltadas ao lazer, à recreação e à inclusão, proporcionando momentos de diversão e convivência para crianças e famílias. Pela manhã, a Secretaria de Esporte e Lazer promoveu o ‘Domingo na Praça’, na Praça dos Sertões, na Zona 4. No período da tarde, o parque de diversões da Maringá Encantada contou com horário exclusivo para pessoas com deficiência. A ação foi promovida pelo Pra Somar e pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a empresa Vitinho Park.
O ‘Domingo na Praça’ reuniu crianças e familiares em um espaço aberto, com diversas brincadeiras e jogos recreativos, incentivando o uso dos espaços públicos e o convívio comunitário. “O Domingo na Praça é uma forma de aproximar as famílias dos espaços públicos, incentivando o lazer ao ar livre, a convivência e momentos de alegria que fazem diferença no dia a dia da população”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Paulo Biazon.
“O evento é importante porque garante acessibilidade e gratuidade para crianças que, às vezes, não conseguem participar de atividades de recreação como essa por serem pagas”, disse a moradora Estefani Oliveira. Ela levou o filho e um colega para participarem das brincadeiras.
O ‘Tarde no Parque’ garantiu um horário exclusivo para que pessoas com deficiência pudessem aproveitar os brinquedos do parque de diversões da Maringá Encantada com mais tranquilidade e segurança. Também houve distribuição de pipoca, frutas, sorvete e água para todos.
“O ‘Tarde no Parque’ foi pensado para proporcionar uma experiência mais confortável e segura às pessoas com deficiência. Por isso, a estrutura foi adaptada para recebê-las”, explicou o secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio.
A primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, afirmou que o objetivo foi garantir diversão e segurança para as crianças. “A iniciativa buscou unir diversão e cuidado, acolhendo as crianças em um espaço fechado que assegura maior segurança.”
“Foi uma oportunidade de levar as crianças para brincar gratuitamente, conviver com outras crianças e se sentirem mais à vontade para se divertir”, disse a moradora Juliana de Camargo.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)