A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com o ICOM, lança nesta quinta-feira, 29, o programa “Libras de Maringá – Mãos que Falam”. A iniciativa amplia a acessibilidade ao oferecer serviço de interpretação em Libras nas modalidades virtual (remota) e presencial em atendimentos públicos, consultas médicas, eventos, reuniões e demais serviços municipais.
Com o programa, ao chegar a um serviço público, a pessoa surda poderá acessar um QR Code e iniciar uma videochamada com um intérprete de Libras do ICOM. A interpretação ocorrerá em tempo real, com tradução de Libras para o português e do português para Libras, garantindo a comunicação entre a pessoa surda e o ouvinte.
A ação promove o acesso pleno à cidadania, elimina barreiras de comunicação e contribui para reduzir o isolamento enfrentado por pessoas surdas nos atendimentos públicos. O serviço é realizado em parceria com o ICOM, socialtech pioneira em plataforma de interpretação online em Libras, voltada à promoção da acessibilidade na comunicação entre empresas, governos e cidadãos surdos. A contratação da ferramenta foi realizada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Sargento Fahur no valor de R$ 260 mil.
QUANDO: Quinta-feira, 29, às 15h
(Fonte: Comunicação PMM)