Offline
MENU

Prefeitura de Maringá firma acordo de cooperação técnica com Sarandi para debater rebaixamento da linha férrea
Por Administrador
Publicado em 02/02/2026 11:45
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), firmou um acordo de cooperação técnica com o município de Sarandi. O objetivo é avançar na formação do comitê técnico que irá debater o rebaixamento da linha férrea entre os dois municípios. O termo foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira, 28.

 

O acordo estabelece e incentiva o intercâmbio administrativo, técnico e institucional entre as cidades. A partir da formalização, será nomeado um comitê técnico responsável por avançar nas etapas preliminares à execução do projeto de rebaixamento da linha ferroviária que cruza os dois municípios.

 

O projeto de rebaixamento será doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e passará pela avaliação conjunta das equipes técnicas de Maringá e Sarandi, envolvendo as secretarias de Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Mobilidade Urbana e o Ipplam. No total, são 7,2 quilômetros de linha férrea, que atualmente passam por trechos de Maringá e atravessam todo o município de Sarandi sem rebaixamento.

 

Atualmente, a linha férrea em Maringá não possui rebaixamento nas proximidades da Avenida Tuiuti, ao lado da rodoviária. O projeto prevê a continuação da Avenida Horácio Raccanello até Sarandi. A nova via deve passar por baixo do Anel Viário Sincler Sambatti, funcionando como uma rota alternativa de acesso ao município vizinho e contribuindo para reduzir o trânsito intenso na região. Além disso, há previsão de reserva de faixa exclusiva para a implantação de um sistema BRT (Bus Rapid Transit), bem como de estrutura para futura implantação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!