Offline
MENU

Na UEM, limpeza e manutenção dos câmpus são reforçadas para início das aulas
Por Administrador
Publicado em 06/03/2026 09:42
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se prepara para receber calouros e veteranos dos cursos de graduação que iniciam suas atividades letivas na próxima semana. Além das ações tradicionais de limpeza e manutenção, os setores responsáveis receberam autorização do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) para o manejo de 24 árvores isoladas em locais da universidade.

Os exemplares estão fora da área de preservação permanente e apresentam risco de queda em regiões de grande circulação de pessoas e veículos, de acordo com o Escritório de Projetos e Processos (EPP). Ao todo, 19 árvores de espécies nativas e cinco de espécies exóticas serão retiradas. Os serviços estão sendo realizados pelo Comitê Gestor Ambiental (CGA), juntamente com o Parque Ecológico da UEM e o EPP, e abrangem, ainda, poda de galhos em quatro árvores, retirada de entulhos e roçada.

O parecer técnico que autoriza o manejo das árvores recomenda que a universidade providencie o plantio de 24 mudas de espécies arbóreas nativas nos mesmos locais de onde foram retiradas. A equipe da Diretoria de Serviços e Manutenção (DSM), setor ligado à Prefeitura do Câmpus, está realizando limpeza de salas de aula, manutenções hidráulicas e troca de filtros de bebedouros. 

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, em junho de 2025, o CGA promoveu um plantio coletivo de 90 indivíduos arbóreos no câmpus de Maringá, em parceria com diversas entidades da universidade e do município. As árvores pertencem a 25 espécies nativas de fácil manutenção, como ipê, jatobá, pitanga, pau-marfim, paineira, entre outras, e foram plantadas nas imediações do bloco B-33. 

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!