Quantas histórias e conquistas cabem em meio século? Ao completar 50 anos de existência, a Farmácia Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se consolida como aliada a um dos cursos de graduação mais antigos da instituição. Localizada no bloco Q-04, de frente para a rua Professor Lauro Eduardo Werneck, a unidade já realizou mais de 20 mil atendimentos anuais e presta serviços à toda a população.
Além da venda e dispensação de cosméticos, fitoterápicos e medicamentos, que necessitam ou não de prescrição médica, a farmácia oferece serviços clínicos de verificação de temperatura corporal, aferição de pressão arterial e aplicação de medicamentos injetáveis. O diretor técnico Maurício Fumio Sybuia explica que “também são realizadas consultas farmacêuticas, preconizadas pelo Conselho Federal de Farmácia, que permitem que o profissional possa, em transtornos menores, orientar ou prescrever medicamentos isentos de prescrição, fitoterápicos ou medicamentos manipulados, dependendo de cada situação”.
A equipe do Programa Farmácia Ensino (Profen) é composta por 11 servidores técnicos, que são farmacêuticos ou desempenham outras funções. Além disso, há os docentes que coordenam projetos incorporados à estrutura da farmácia ou o estágio supervisionado curricular, como os professores Danielly Chierrito de Oliveira Tolentino e Marco Antônio Costa, que ministram a disciplina para os estudantes do quinto ano do curso de graduação em Farmácia.
No estágio, os estudantes têm aulas teóricas e práticas, discussões e dinâmicas em grupo, apresentação de relatórios e seminários, além do contato direto com o paciente. Tolentino esclarece que o principal foco das atividades do estágio é a dispensação: “os estudantes fazem toda a avaliação de aspectos técnicos e legais da prescrição, fazem a orientação ao paciente, a separação do medicamento e os procedimentos farmacêuticos, sempre com supervisão”.
Já o estágio extracurricular funciona como projeto de extensão e abrange acadêmicos de outros anos do curso, com a possibilidade de se adaptar à realidade profissional, vivenciando o ambiente do mercado de trabalho. “Acho importante abranger o aluno desde o primeiro ano e, conforme ele vai avançando no curso, vai ganhando mais responsabilidade e atividades dentro da Farmácia Ensino”, ressalta Sybuia.
Jean Sperandio tem 21 anos e está no quinto ano de Farmácia. Para ele, o estágio na Farmácia Ensino tem sido enriquecedor. “Nós temos contato com o público, coisa que não vemos durante os quatro anos da graduação. Também temos o apoio dos professores, então aprendemos muito para nos inserirmos no mercado futuramente. A Farmácia Ensino agrega muito na nossa formação, e não precisamos procurar fora para fazer o estágio. Podemos desenvolver as atividades dentro da nossa própria universidade, com os nossos professores e ainda ajudar a comunidade externa”, destaca.
Para além de um campo de estágio, o local funciona como um elo direto com a sociedade. O diretor técnico valoriza essa relação: “quando o cidadão utiliza um serviço da universidade, ele tem uma percepção mais imediata do retorno que tem do que é investido na formação pública dos alunos, por meio dos impostos, o que é muito importante. O nosso compromisso é com a sociedade”.
O reitor Leandro Vanalli relembra a aproximação da farmácia com a sociedade: “Nesses 50 anos, além da função de aprendizado que a Farmácia Ensino promove, sua função social também é de grande importância, pois oportuniza à sociedade um atendimento personalizado, um diferencial no aprendizado acadêmico que faz enorme diferença junto ao público, além de oferecer medicamentos em condições especiais, colocando a universidade mais próxima das pessoas.”
A Farmácia Ensino mantém uma disponibilidade de medicamentos semelhante à de farmácias comerciais, com preço reduzido. Já o modelo de atendimento é inovador: guichês individualizados para atendimento personalizado, garantindo privacidade ao paciente, além de um consultório farmacêutico. De acordo com Sybuia, a unidade é a única instalada em uma universidade paranaense com esse modelo de atendimento.
Uma história de cinco décadas
Em 2026, o curso de graduação em Farmácia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) completa 52 anos. A Farmácia Ensino praticamente acompanhou essa trajetória, pois foi planejada a partir da necessidade de um espaço adequado para as disciplinas profissionalizantes. Criado em outubro de 1976, o local já mudou de sede algumas vezes, mas continua sendo referência em todo o Estado.
A implantação foi efetivada em 1980, a partir de um laboratório-piloto para os acadêmicos. A farmácia começou em uma sala do bloco K-80, que ainda hoje pertence ao Departamento de Farmácia (DFA), com uma instalação modesta, estoque pequeno, mas capaz de atender às necessidades do curso. Em 1985, foi transferida para o bloco 13, por ser um local de maior circulação de pessoas, na passarela do câmpus.
O espaço onde funciona atualmente, no bloco Q-04, foi construído em 2008 com recursos da própria farmácia. Recentemente, a unidade passou a aceitar pagamentos em cartão de débito e crédito, além de dinheiro e pix. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é o (44) 3011-4300 e o WhatsApp para dúvidas é o (44) 3011-5268. O Instagram é @fen.uem.
A Farmácia Ensino será tema do programa Socializando o Conhecimento, da Rádio UEM FM 106,9, apresentado pela jornalista Mônica Chagas e pelo comunicólogo Marcelo Henrique Galdioli. O episódio vai ao ar na quarta-feira (1º de abril), às 10h. Confira, também, no Spotify:
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)