Oportunidade, agilidade na execução de serviços em prédios públicos e fortalecimento da economia local. Esses são os pilares do programa ‘Contrata + Brasil’, plataforma do Governo Federal que conecta microempreendedores individuais (MEIs) a prefeituras e órgãos públicos para a realização de pequenos reparos e manutenções. Por meio da Secretaria de Logística e Compras (Selog), a Prefeitura de Maringá aderiu à iniciativa, iniciou as contratações em março de 2026 e já realizou o primeiro pagamento a um prestador que concluiu o serviço.
O pagamento caiu na conta do maringaense Marcos Teixeira na última sexta-feira, 10, menos de um mês após a execução do serviço. O restaurador de móveis realizou melhorias em portas do Pronto Atendimento da Criança (PAC), no Hospital Municipal de Maringá.
Com o negócio formalizado há apenas cinco meses, Marcos afirma que pretende se cadastrar para novas oportunidades. “A contratação, a prestação do serviço e o pagamento ocorreram de forma muito rápida. Eu achava que seria burocrático e demorado, mas foi muito prático e fácil. É um processo que valeu a pena, tanto que vou procurar me candidatar para prestar novos serviços”, comentou.
A contratação também contribuiu para que o prestador passasse a projetar novos objetivos. “Ganhei um novo ritmo de trabalho. Quem sabe minha empresa possa crescer? Por meio desse trabalho, abriram-se várias portas. Algumas pessoas que passaram pelo PAC pegaram o meu contato”, acrescentou.
O prefeito Silvio Barros ressaltou que o programa valoriza os microempreendedores enquanto confere celeridade a serviços que beneficiam diretamente a população. “O ‘Contrata + Brasil’ valoriza os microempreendedores da nossa cidade. Fizemos o primeiro pagamento e queremos que muitos outros prestadores participem do programa e consigam crescer no mercado de trabalho. Por outro lado, prédios do município que precisam de reparos são atendidos com mais rapidez e preparados para oferecer melhores condições de atendimento à população”, afirmou.
Como participar — Para prestar serviços ao município, os MEIs devem estar cadastrados na plataforma ‘Contrata + Brasil’. Podem se inscrever profissionais de áreas como manutenção e reparos, incluindo encanadores, pintores, jardineiros, vidraceiros, calheiros, eletricistas, pedreiros e gesseiros. As oportunidades são publicadas na própria plataforma, onde os interessados devem enviar proposta e aguardar a avaliação do município (clique aqui para acessar a plataforma).
Empreendedores que tiverem alguma irregularidade no CNPJ ou dificuldade para realizar o cadastro podem procurar atendimento no Espaço do Empreendedor, localizado na Rua Arthur Thomas, 792.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: João Victor Bulhak/PMM)