Offline
MENU
Logo Radio

Na UEM, curso gratuito de metodologia científica abre inscrições
Por Administrador
Publicado em 27/05/2026 19:21
Notícias de Maringá

O Grupo de Estudos do Secretariado Executivo Trilíngue (GESET) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para o curso “Metodologia para a Pesquisa: Caminhos Possíveis”, voltado a estudantes, pesquisadores e demais interessados em aprofundar conhecimentos relacionados à produção científica e ao desenvolvimento metodológico de pesquisas acadêmicas. As inscrições são gratuitas e as atividades serão online.

A iniciativa tem como proposta ampliar o acesso à formação em metodologia científica por meio de encontros temáticos que abordam diferentes perspectivas e estratégias de pesquisa. Ao todo, o curso contará com dez módulos independentes, permitindo que os participantes escolham os temas de maior interesse para aprofundamento.

As atividades serão realizadas de forma remota, via Google Meet, sempre aos sábados, das 13h30 às 16h30. Além da formação acadêmica, os participantes receberão certificado de horas para Atividades Acadêmicas Complementares (AAC).

De acordo com a organização, o curso busca contribuir para o aperfeiçoamento de estudantes de graduação e pós-graduação que desejam fortalecer competências relacionadas à elaboração de projetos, definição de metodologias e desenvolvimento de pesquisas científicas.

O evento é promovido em parceria com o Departamento de Letras Modernas (DLM) da UEM e integra ações voltadas ao incentivo da pesquisa e da formação acadêmica interdisciplinar. A proposta também pretende aproximar estudantes de diferentes áreas do conhecimento de discussões metodológicas contemporâneas, oferecendo um espaço de troca de experiências e qualificação científica. As inscrições já estão disponíveis e podem ser realizadas por meio de formulário online.

Programação 

Módulo 1 - Do projeto ao parecer: o Comitê de Ética em Pesquisa

Data: 30 de maio, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Mestra Ana Cláudia Ribeiro, membro do GESET e doutoranda do PPA-UEM.

Módulo 2 - Revisão sistemática da literatura

Data: 13 de junho, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutora Flávia Roberta Fernandes, docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da UEM e integrante do GESET.

Módulo 3 - O que é e como fazer uma análise de conteúdo

Data: 27 de junho, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutora Amanda Ferreira Guimarães, docente do curso de Administração da UEM.

Módulo 4 - Introdução à metodologia dos estudos discursivos foucaultianos

Data: 8 de agosto, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutora Juliana Hortelã Pedrone Valério, docente do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Unespar.

Módulo 5 - Etnografia e Netnografia

Data: 29 de agosto, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutora Josiane Silva de Oliveira, docente da UFMT e do PPA-UEM.

Módulo 6 - Transformando documentos em dados: como fazer análise documental

Data: 19 de setembro, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutora Beatriz Elena Barud Silva, docente do curso de Ciências Sociais da UEM e pesquisadora do NUPPOL-UEM.

Módulo 7 - Utilização de gráficos para visualizar informações

Data: 3 de outubro, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutora Karin Borges Senra, docente do curso de Administração da UEM.

Módulo 8 - Como montar questionários e definir tamanhos de amostras

Data: 7 de novembro, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutor Vitor Koki Nogami, docente da UEM e coordenador do MBA em Gestão e Desempenho Empresarial.

Módulo 9 - Análises de dados quantitativos para pesquisas em Humanidades

Data: 21 de novembro, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Doutor Éder Rodrigo Gimenes, docente do PGC e PPP-UEM e pesquisador do NUPPOL-UEM.

Módulo 10 - Pesquisas de Método Misto: Quantitativo e Qualitativo

Data: 28 de novembro, sábado
Horário: das 13h30 às 17h30
Formato: remoto, via Google Meet
Ministrante: Especialista Leonardo Bordin de Oliveira, membro do GESET e mestrando do PPA-UEM. 

(João Luiz Lazaretti/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!