A UFPR realiza neste domingo (31/05), a partir das 14 horas, em cinco cidades, o simulado do Vestibular 2027. O simulado é uma iniciativa inédita na universidade e servirá como teste do novo modelo do vestibular, que a partir deste ano acontece em fase única, com prova mais curta e sem provas específicas discursivas.
A prova será aplicada em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. Foram ofertadas 2 mil vagas para participação no simulado, todas preenchidas.
Dos 2 mil candidatos, 1.600 farão a prova em Curitiba, 150 em Matinhos, 100 em Toledo, 76 em Palotina e 74 em Jandaia. Em cada cidade, todos os candidatos ficarão concentrados no mesmo local, mas devem conferir antes a sala onde estão alocados. O ensalamento está disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br). Os locais são os seguintes:
Curitiba – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico
Matinhos – sede da UFPR Litoral – Rua Castro, 100 – Caiobá
Jandaia do Sul – sede do campus da UFPR – Rua Dr. João Maximiano, 426 – Centro
Toledo – Avenida Max Planck, 3796 - Biopark
Palotina – sede do campus da UFPR – Rua Pioneiro, 2153 – Jardim Dallas
A prova
A prova terá duração de 5h30 e seguirá a mesma configuração da prova do vestibular, que será aplicada no dia 1º de novembro: 80 questões objetivas, cada uma com 4 alternativas, e duas questões discursivas (uma longa, de até 15 linhas, e uma curta, de até 5 linhas). Até o ano passado, o vestibular acontecia em duas fases: na primeira, uma prova com 90 questões objetivas, cada uma com 5 alternativas; na segunda, uma prova de redação com três questões e, para alguns cursos, prova específica de uma ou duas disciplinas.
As questões objetivas do simulado serão distribuidas da mesma forma que acontecerá no vestibular:
Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia – 8 questões de cada
Língua Estrangeira Moderna – 7 questões
Língua Portuguesa – 10 questões
Literatura Brasileira, Filosofia e Sociologia – 5 questões cada.
Na terça-feira (dia 2 de junho), a prova será publicada no site do Núcleo de Concursos, ficando à disposição dos candidatos que não tiveram a oportunidade de participar da aplicação presencial. O desempenho individual dos candidatos que fizerem a prova presencialmente será divulgado a partir de 13 de julho.
As inscrições para o Vestibular 2027 da UFPR permanecem abertas até o dia 20 de julho, exclusivamente on-line, pelo site www.nc.ufpr.br. O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina no dia 15 de junho.
(Assessoria)