A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea), realizará nesta terça-feira, 28, das 9h às 16h30, a ação ‘Pet Protegido – Secretaria de Portas Abertas’. Serão oferecidas vacinas antirrábicas para cães e gatos e múltipla viral (V8) para cães, além de cadastramento para castração e orientações à população sobre os serviços e as políticas públicas desenvolvidos pelo município.
A iniciativa será realizada na sede da Sebea, na Rua Centenário, 449, e também contará com filhotes disponíveis para adoção responsável. A ação integra a programação do ‘Julho Dourado’, mês de conscientização sobre a saúde e o bem-estar animal.
Na quinta-feira, 30, a programação do ‘Julho Dourado’ segue com blitz educativa das 9h às 11h na Avenida Guaiapó com a Avenida Franklin Roosevelt. Além disso, das 9h às 15h, as equipes estarão no Salão Paroquial Nossa Senhora do Rosário, no Conjunto Requião, oferecendo vacinação antirrábica para cães e gatos, vacinação múltipla (V8) para cães, orientações sobre guarda e adoção responsável e auxílio para o cadastramento de animais no aplicativo Petis, utilizado para o encaminhamento à castração.
Os atendimentos serão destinados aos animais de protetores independentes e de famílias com renda de até três salários mínimos. Cada família poderá levar até três pets, que serão atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.
Para participar, os tutores deverão apresentar comprovante de residência e cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Quem não possuir o cadastro poderá assinar uma declaração de renda no local.
A secretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Daniela Tozetto, destaca que a descentralização dos serviços amplia o alcance das políticas públicas. “Nosso objetivo é desenvolver ações educativas e promover a saúde animal especialmente nos bairros mais afastados. Com isso, ampliamos o acesso da população aos serviços de proteção e bem-estar animal e reforçamos a importância da guarda responsável”, afirma.
Balanço do ‘Julho Dourado’
A programação começou em 3 de julho, com a palestra ‘Políticas Públicas voltadas à causa animal’, realizada no Serviço Social da Indústria (Sesi). A atividade reuniu 200 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e abordou temas como educação, proteção animal e guarda responsável.
No dia 4 de julho, a Sebea promoveu uma feira de adoção no Shopping Catuaí. Cinco animais ganharam um novo lar. Durante a ação, as equipes também orientaram o público sobre os cuidados necessários e as responsabilidades envolvidas na adoção.
Em 11 de julho, o programa ‘Imuniza Pet’ atendeu 58 cães e gatos no Conjunto Residencial João de Barro, na região da Cidade Canção. Ao todo, foram aplicadas 116 doses de vacinas antirrábicas e múltiplas. Os animais foram levados por 43 tutores e cada família pôde vacinar até três pets. A programação também incluiu avaliação dos animais, orientações sobre guarda responsável e cadastramento para castração.
Nos dias 14 e 15 de julho, as equipes da Sebea realizaram uma ação de vacinação, fiscalização e cadastramento para castração no distrito de Iguatemi. No primeiro dia, foram atendidos 104 animais, entre 94 cães e dez gatos, com a aplicação de 198 doses de vacinas. Também foram agendadas e realizadas 19 castrações.
No segundo dia da ação em Iguatemi, foram atendidos 111 animais, entre 101 cães e dez gatos, com a aplicação de 202 doses de vacinas. Outros seis animais foram encaminhados para castração. Os procedimentos foram destinados a animais de protetores independentes e de famílias inscritas no CRAS.
No dia 22 de julho, a Sebea também realizou uma ação de conscientização no Parque do Buracão após relatos de cães circulando soltos pelo espaço. Dezenas de frequentadores foram abordados por servidores e estagiários da secretaria, que reforçaram a importância da guarda responsável para a proteção dos animais domésticos, dos visitantes e da fauna silvestre.
O ‘Julho Dourado’ é dedicado à conscientização sobre a saúde e o bem-estar animal. Ao longo do mês, a Prefeitura desenvolve ações de vacinação, adoção responsável, castração, fiscalização educativa e orientação à população.
Serviço
‘Pet Protegido - Secretaria de Portas Abertas’
O que: vacinação antirrábica e múltipla viral para cães, além de orientações à população
Quando: terça-feira, 28, das 9h às 16h30
Onde: sede da Sebea, na Avenida Centenário, 449, zona 8
Blitz educativa
O que: orientação sobre guarda e adoção responsável
Quando: quinta-feira, 30, das 9h às 11h
Onde: Avenida Guaiapó com Avenida Franklin Roosevelt
Ações para os bairros - Conjunto Requião
O que: vacinação antirrábica para cães e gatos, vacinação múltipla viral para cães; cadastramento para castração; orientação e conscientização
Quando: quinta-feira, 30, das 9h às 15h
Onde: Salão Paroquial Nossa Senhora do Rosário, Rua Libertador San Martin, 1041, Conjunto Requião
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)