A CBF inaugurou na manhã de quinta-feira (30) o Centro de Desenvolvimento do Futebol do Estado do Espírito Santo, localizado no município de Serra. Com um festival do futebol, homenagens ao ídolo capixaba Geovani Silva e a presença de autoridades locais, CBF e FIFA, o novo equipamento esportivo do estado foi declarado aberto pelo presidente Samir Xaud e pelo mandatário da Federação do Espírito Santo, Gustavo Vieira.
“Estou muito feliz. Esta é a sexta ferramenta que nós entregamos. Isso mostra o compromisso que a CBF tem com a parte social, com a base do futebol brasileiro, por meio do legado e do apoio que a FIFA nos deu com a Copa de 2014. Temos mais oito centros a entregar pelo Brasil. Na semana que vem, no Piauí, depois Mato Grosso do Sul, seguindo as entregas dessa ferramenta tão importante para a sociedade e para o futebol brasileiro”, celebrou Samir Xaud.
“O CD será de fundamental importância. Aqui realizaremos cursos de preparação e formação de diversos segmentos. Teremos cursos de formação de jovens treinadores em parceria com a própria CBF e a CBF Academy. Aqui será também o centro de formação da arbitragem capixaba. O CD será muito bem utilizado por nós”, completou Vieira.
O CD do Espírito Santo foi batizado de Centro de Desenvolvimento do Futebol Geovani Silva, em reverência a um dos grandes jogadores da história do futebol capixaba. Falecido em meados de maio, o ídolo era um craque dentro do campo e um exemplo a ser seguido fora dos gramados. Seus familiares estiveram presentes e se emocionaram com a homenagem.
FIFA Presente
A FIFA marcou presença na cerimônia por meio do chefe do escritório regional da FIFA para a América do Sul, Rafael Arias. Ele representou na solenidade o presidente Gianni Infantino, que enviou vídeo comemorando a inauguração de mais um Centro de Desenvolvimento.
“O principal objetivo da FIFA é fomentar o crescimento do futebol em todo o mundo. A inauguração de hoje é um marco importante. Com este centro, meninas e meninos desta região terão acesso a uma infraestrutura de alta qualidade, onde poderão aprimorar suas habilidades, despertar sua paixão e sonhar com a grandeza do jogo bonito”, vibrou Infantino, que expressou sua gratidão a Samir Xaud e parabenizou a CBF pela conquista.
“Sua dedicação transformou uma visão em realidade, dando mais um passo no desenvolvimento do futebol em toda a sua bela nação. Celebramos esta conquista e desejo a todos tudo de melhor. Que essas instalações se tornem centros de talento e alegria. Eu aguardo ansiosamente por testemunhar o impacto que isso terá em inúmeras vidas ao longo dos anos”, disse.
Arias, por sua vez, destacou que assistir a meninos e meninas usufruindo da estrutura é o verdadeiro motivo da construção destes centros.
“Para nós, é uma honra ver o que acontece aqui (nos CDs), que é muito importante para o desenvolvimento do futebol da região, para o impacto que nós, em colaboração com a CBF, temos como ponto central dessa parceira. Ficamos felizes com a qualidade das instalações, de olhar esses meninos e meninas jogando e usando as instalações. Esta é a coisa mais importante e o que mais nos dá felicidade”, festejou.
Centros de desenvolvimento: Mar de possibilidades
Além do Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Amapá, Santa Catarina e Sergipe tiveram seus centros inaugurados pela CBF desde julho do ano passado. Os CDs têm a estrutura apta a receber eventos com crianças de iniciação à prática desportiva, treinamentos de arbitragem, capacitações de gestores, médicos e treinadores e de receber competições de futebol amador, de base e profissional, tanto masculinas quanto femininas.
Cada Centro de Desenvolvimento conta com um campo de gramado sintético com medidas no padrão FIFA Quality (105x68m), vestiários para equipes e para a arbitragem, arquibancadas, áreas médica e administrativa, estacionamento e depósito. Os CDs foram construídos com recursos do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Usufruindo desta ferramenta desde agosto do ano passado, o vice-presidente da CBF e presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, explicou como Santa Catarina e a cidade de Balneário Camboriú, onde o CD está situado, têm aproveitado a estrutura do local.
"É uma ferramenta muito importante para o estado e para o desenvolvimento do futebol. Temos usado muito com escolinhas e treinos de arbitragem. Lá o projeto Gol do Brasil está dentro do Centro de Desenvolvimento. Os CDs são muito importantes para a região, para as crianças, que têm uma integração social, e para o desenvolvimento delas como seres humanos. Tenho certeza de que esse centro de desenvolvimento será muito bem usado pelo município de Serra e pela federação", concluiu.
(Texto: CBF Oficial. Foto: Silvia Mantovani/CBF)