Offline
MENU
Logo Radio

Barbara Domingos avança à final do individual geral do Mundial de Ginástica
Por Administrador
Publicado em 14/08/2026 06:40
Ginástica

Barbara Domingos conseguiu novamente. A ginasta curitibana, que avançou à final do individual geral nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e no Mundial do Rio de Janeiro, no ano passado, repetiu a dose e se garantiu entre as 18 finalistas do all-around no Mundial deste ano, disputado em Frankfurt, na Alemanha.

A representante do Brasil assegurou a 16ª posição. Nesta quinta-feira (13), ela conseguiu a nota 26.500 na bola. No arco, recebeu 27.650 pontos. Esses resultados se juntaram aos da véspera: 27.300 na fita e 27.350 nas maças. O resultado da bola, o mais baixo, foi descartado, o que resultou em 82.300 pontos.

A final do individual geral está programada para esta sexta-feira (14), em duas sessões: às 11h e às 13h, pelo horário de Brasília.

Após deixar a área de competição, com a disputa ainda não encerrada e sem saber se avançaria à final ou não, Babi fez um rápido balanço de sua participação na fase classificatória. “Sei que posso muito mais do que mostrei nesses dois dias. Estou pronta e preparada, mas entendo também que o individual geral é uma competição mais longa. A gente tem que saber dosar muito bem durante a competição. Se Deus quiser, nesta sexta vou estar na final do individual geral e vou mostrar realmente a Babi Domingos que eu conheço e que todos os brasileiros conhecem. Aqui é um grande passo para um grande sonho, que é me classificar para as Olimpíadas no ano que vem. Eu me sinto muito orgulhosa também de estar entre as competidoras dos quatro aparelhos. Para mim, isso é muito importante e me dá ainda mais confiança para continuar e batalhar até o final, até o último momento, pela minha vaga olímpica.”

Maria Eduarda Alexandre, que ainda alimentava expectativas de ser finalista na bola, terminou a classificação na 10ª posição e ficou como segunda reserva da final do aparelho. As oito primeiras colocadas avançaram à decisão, enquanto a nona e a décima ginastas ficaram como reservas. A brasileira recebeu 27.450 pontos na véspera e esteve muito próxima da zona de classificação. Na fita, também conseguiu bom desempenho: nota 27.200 e a 12ª colocação.

“No dia de ontem, já havia saído muito feliz e contente por ter podido entregar todo o artístico, toda a presença dentro de quadra. E hoje saí mais feliz ainda por poder fazer o meu trabalho completo, tudo o que a gente vinha trabalhando com muita intensidade e potência nos treinos. Entreguei mais uma série, a de fita, com muita felicidade por poder estar presente e mostrar o meu trabalho ao público. Saio daqui com uma experiência muito grande, muito feliz com a minha participação e com tudo o que a gente pôde entregar.”

A treinadora de Maria Eduarda, Solange Paludo, projetou o cenário para o restante do ciclo, que se estende até os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. “Acredito que, a partir de agora, vamos ter um grande progresso, porque não dá para fingir naturalidade num Mundial como esse. A gente tenta ficar o mais tranquila possível, mas é assustador. Tenho certeza, porém, de que o aprendizado e o crescimento são gigantes”, resumiu.

Paludo falou sobre a necessidade do aprimoramento constante. “A gente analisa muito as nossas falhas. Às vezes, aquilo que a gente achava que estava bom não está tão legal. Então, vamos buscar, vamos atrás e percebemos o quanto ainda podemos crescer. Isso serviu para mostrar que eu tenho muito trabalho pela frente, tenho muito para resolver, e a Maria tem muito para melhorar e ainda pode entregar mais. Para nós, agora, é focar em um desenvolvimento ainda maior.”

Nas maças, Geovanna Santos, a Jojô, conseguiu a nota 25.200. “Infelizmente, tive um erro durante a série de hoje, nas maças, já no final. A série estava impecável, artística, linda, mas tive que me recuperar rapidamente. Pensei: não posso errar mais, não pode acontecer mais nada. E segurei a série até o final. Entreguei o meu melhor dentro de quadra. Saio feliz porque sei que fiz o meu melhor, mas também sei que poderia ter entregado ainda mais. Treinei muito para estar aqui, abdiquei de muita coisa para estar no Campeonato Mundial. Agora é levantar a cabeça, seguir em frente e treinar para as próximas competições.”

Conjunto chega a Frankfurt

A Seleção Brasileira de Conjunto chegou nesta quinta-feira a Frankfurt. Amanhã está programado o treinamento de pódio. No sábado, o Brasil entra em quadra, às 9h20, para a qualificação da série mista (três arcos e dois pares de maças). Às 10h18, volta para disputar a outra série, de cinco bolas.

Ao todo, o conjunto comandado pela treinadora Camila Ferezin treinou por dez dias, somando-se os períodos em Sangalhos, Portugal, e em Fellbach, localizada perto de Stuttgart. “Esses dez dias nos permitiram uma adaptação gradual ao fuso horário. Pudemos fazer simulações da nossa semana de competição, nos mesmos horários. São etapas extremamente importantes, pois conseguimos ajustar os últimos detalhes de toda a logística, desde os horários das refeições — já que nosso aquecimento e a competição acontecem justamente no horário do almoço — até a adequação da carga de treino para esse dia”, afirmou Camila.

 

“Teremos um cenário bastante intenso, com as duas séries sendo realizadas com apenas uma hora de intervalo entre elas. Isso exige um planejamento muito cuidadoso. São justamente esses detalhes, trabalhados e ajustados previamente, que fazem a diferença para buscarmos o melhor desempenho possível das nossas ginastas. Agora, elas estão prontas. O mais importante é controlar as emoções, confiar em todo o processo e colocar na quadra tudo aquilo que foi construído ao longo dessa preparação. É o momento de acreditar no trabalho realizado e executá-lo com segurança, concentração e confiança.”

(Fonte: CBG Oficial)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!