Futsal tem o último campeão da regional dos Jogos Escolares em Paraíso do Norte
19/06/2018 10:25 em Jogos Escolares

A etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Paraíso do Norte terminou no último sábado (16). A competição contou com estudantes-atletas nas faixas etapas de 12 a 14 anos (categoria A) e de 15 a 17 anos (categoria B). Os melhores nas modalidades individuais e coletivas avançam à etapa macrorregional, a partir de quarta-feira, em Nova Esperança. O evento da Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná (SEET), em Paraíso do Norte, foi um sucesso. Foram jogos de boa qualidade, comprovando o potencial do esporte escolar do Paraná, e o público prestigiou as partidas nas praças esportivas. No último dia de disputas não faltou emoção, até porque valia o título. O futsal masculino da categoria A fechou os Jogos, e com o time da casa, o Colégio Estadual de Paraíso do Norte, em quadra. Só que o visitante Fatecie, de Paranavaí, levou o título nas cobranças de penalidades máximas.

 

A última partida dos JEPs levou bom público ao ginásio de esportes Sebastião Martins de Oliveira, e em quadra os times não decepcionaram. Partida de ótima qualidade, que terminou empatada de 1 a 1 no primeiro tempo. Na etapa final, o Estadual de Paraíso do Norte abriu 2 a 1, mas acabou sofrendo o tento de empate restando poucos segundos para o fim do confronto.

 

Com o resultado igual, em 2 a 2, foi preciso a cobrança de penalidades máximas para se conhecer o último campeão do evento. E no quesito, o time de Paranavaí foi mais eficiente, e ganhou de 3 a 1, se garantindo na macrorregional.

 

“Uma grande final. Aliás, todas as partidas decisivas em Paraíso do Norte foram de muito bom nível técnico, e isso serve para valorizar ainda mais os Jogos. A tensão e emoção no último jogo, por se tratar da presença da equipe da casa na final, valorizou ainda mais o campeonato. O time do professor Natal não venceu, mas todos sabem que ele realiza um grande trabalho em cima da modalidade no município, e que trata-se de um jogo, importante, que não desabona em nada o ótimo trabalho do município em todas as modalidades. E o município é um grande parceiro da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná. A regional em Paraíso do Norte terminou com todos os envolvidos satisfeitos – atletas, técnicos, professores, enfim os envolvidos direta e indiretamente aos Jogos, e isso é muito importante”, analisou Jorge Adalberto Casagrande, coordenador técnico da SEET.

 

O futsal teve ainda mais quatro campeões conhecidos no Ginásio Sebastião Martins de Oliveira. No mesmo naipe, o Colégio Santo Inácio de Loyola, de Terra Rica, faturou o ouro do masculino B ao superar o Colégio Lourdes A. Melo, de Itaguajé, por 2 a 1. Na decisão da categoria C, a Escola Especial Selmar R. dos Santos, de Terra Rica, ganhou de 7 a 2 da Escola Especial Olavo M. Franco, de Guairaçá e encerrou na primeira posição.

 

No feminino B, o Colégio Humberto C. Branco, de Guairaçá, superou o Colégio Pedro VP. de Souza, de Mirador, por 1 a 0. No feminino A, o grande campeão foi o Colégio Pedro VP. de Souza, de Mirador, que venceu o Colégio James P. Clark, de Terra Rica, por 3 a 1.

 

 

BASQUETEBOL

O basquetebol teve o Colégio Passo a Passo, de Terra Rica, com a melhor campanha na categoria A masculina. A equipe acumulou três vitórias, e a última, por 73 a 4, contra o Colégio Antônio Tortato, de Paranacity. O time venceu duas vezes no torneio. A partida ocorreu na quadra coberta do Colégio Mandi.

 

No último jogo da modalidade, o Colégio Estadual de Paraíso do Norte acumulou a segunda vitória ao fazer 38 a 9 diante do Colégio Sesi, de Paranavaí, em partida disputada no Ginásio Sebastião Martins de Oliveira.

 

HANDEBOL

O último dia de disputas no handebol, na quadra coberta do Colégio Jota Nelson Fávaro, cumpriu os cinco jogos restantes. No masculino da categoria B, o Colégio Bento M. Rocha Neto, de Paranavaí, garantiu a melhor campanha. Conquistou a terceira vitória, contra a Escola Agostinho Stefanello, de Alto Paraná, que venceu duas vezes, por 22 a 18. O Colégio Estadual de São Carlos do Ivaí conseguiu o primeiro resultado positivo no evento ao ganhar de 18 a 4 do Colégio Estadual de Paraíso do Norte.

 

No masculino da categoria A, O Colégio Estadual Bento M. Rocha Neto, de Paranavaí, venceu a terceira partida. No jogo contra o Colégio Olavo Bilac, de Amaporã, o placar foi de 22 a 14. O time do Colégio Estadual de São Carlos do Ivaí assegurou a segunda vitória em jogo equilibrado contra o Colégio Rainha da Paz, de Alto Paraná, por 22 a 21.

 

No feminino da categoria A, o Colégio Rainha da Paz, de Alto Paraná, se despediu com vitória, de 18 a 1, contra o Colégio Estadual de Paraíso do Norte. Foi a primeira vitória da equipe. O Colégio Adélia Rossi Arnaldi, de Paranavaí, conquistou duas vitórias nas duas primeiras rodadas, e ficou com a melhor campanha.

 

VOLEIBOL

O Colégio Dr. Duílio T. Beltrão, de Tamboara, conquistou o título da categoria B ao superar o Colégio Lysimaco Ferreira da Costa, de Paranapoema, por três sets a um, com parciais de 25 a 19, 25 a 8, 19 a 25 e 25 a 16, em jogo realizado na quadra coberta da Escola Vicentina. No feminino B, o Colégio Dr. Duílio T. Beltrão, de Tamboara, assegurou a quarta vitória no evento, por dois sets a um, contra o Colégio Barão do Rio Branco, de Inajá, com parciais de 15 a 25, 25 a 22 e 15 a 6.

 

TÊNIS DE MESA

O tênis de mesa, na AABB, teve as suas disputas apenas no sábado e também foram conhecidos os classificados à macrorregional. O Colégio Lysimaco Ferreira da Costa, de Paranapoema, dominou.

 

O individual masculino A premiou com o título José Ira Soares Júnior, do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, de Paranapoema. A prata ficou com Luiz Fernando de Souza Jorge, e o bronze com Cauã Rafael Soares dos Santos, do mesmo colégio. Em duplas, a primeira posição foi de Lucas Henrique Santana e Diogo Francisco Alves, também do Lysimaco Ferreira da Costa, de Paranapoema.

 

No individual feminino A, ouro para Ana Clara Silva Rossini, do Colégio Sesi, de Paranavaí. Bárbara Laís Ramalho Silva, do Lysimaco Ferreira da Costa, obteve a prata e Emanuela Lopes Custódio, do Lysimaco Ferreira, o bronze. Nas duplas, Emanuela Lopes Custódio e Tamires Alves Pereira, do Lysimaco Ferreira da Costa, ganhou o ouro.

 

No masculino B individual, o Colégio Estadual de Santa Inês assegurou os dois primeiros lugares, com Luiz Fernando de Souza e Gustavo Marcelino de Lima. O Colégio Lysimaco Ferreira da Costa voltou a figurar no pódio, na terceira posição, com João Marcos Feitosa. Nas duplas masculinas, com Vitor Alves e Daniel Leão dos Anjos.

 

E o Colégio Lysimaco Ferreira ganhou mais quatro medalhas. No individual feminino B, o ouro ficou com Islã Samyra Cabral Leal, a prata com Karla Kauana Benício dos Santo, e o bronze com Raissa Graziely Ferreira. Nas duplas, Raissa Graziely Silva Ferreira e Islã Samyra Cabral Leal.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo e Secretaria de Estado da Educação, com apoio do município de Paraíso do Norte.

 

 

Confira nossa fanpage: www.facebook.com/jogosescolaresdoparana/

 

 

COM/SEET

Orlando Gonzalez

Orlandogonzalez.assessoria@gmail.com

(44) 9 9903-6304

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!