Offline
JEPs - Futsal masculino finaliza competição em Floraí nesta quinta. Veja os campeões das coletivas!
02/06/2016 12:14 em Jogos Escolares

Orlando Gonzalez

Nesta quinta-feira (2) se encerra a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) no município de Floraí com as finais e disputas de terceiros lugares no futsal masculino das classes A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos). A cidade sediou uma semana de confrontos importantes nas quadras, que receberam grande público, principalmente o ginásio de esportes Urbano Pedroni, palco de ótimas partidas no futsal e handebol, mas também ocorreram partidas importantes de voleibol na Escola Urbano Pedroni, o basquetebol na Escola Nova, o xadrez no Clube do Bambu, o handebol no ginásio de esportes de Ourizona, e o atletismo na pista do Estádio Willie Davids, e tênis de mesa na Acema, ambos em Maringá. Uma competição coroada de sucesso até aqui, fundamentalmente pela participação ´calorosa´ do prefeito Fausto Eduardo Herradon e seus fiéis seguidores, os servidores do município, excepcionalmente acolhedores aos profissionais da Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná (SEET), do Núcleo Regional de Educação de Maringá (NRE) e, evidentemente, aos atletas e professores dos demais 24 municípios que disputaram a competição. Um sonho que se tornou realizada para o prefeito, agora ainda mais interessado em receber eventos da SEET, o que é imprescindível para a valorização do esporte na região, na região Noroeste e no Estado do Paraná de uma maneira geral. Os JEPs em Floraí reuniram 41 escolas e colégios do NRE de Maringá. O evento contou desde o início com 1983 pessoas, entre dirigentes esportivos e atletas.

 

 

OS CAMPEÕES DE QUARTA-FEIRA

 

A quarta-feira foi caracterizada por jogos emocionantes e que valeram as melhores posições em modalidades coletivas.

 

No basquetebol masculino A, o Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, terminou como campeão. Atuou na Escola Nova, diante do Colégio Olavo Bilac, de Itambé. A vitória foi de 116 a 17. Vitória inquestionável, que teve parciais de 23 a 7, 23 a 2, 34 a 4 e 36 a 4.

 

O futsal feminino A, no ginásio de esportes Urbano Pedroni, teve como campeão o time do Colégio Tânia V. Ferreira que, na decisão, derrotou o Colégio Marechal Arthur C. Silva, de Santa Fé, por 3 a 2. Na decisão da medalha de bronze, a vitória ficou com o Colégio Monteiro Lobato, de Floresta, que ganhou de 5 a 4 do Colégio Tereza Cristina, de Colorado.

 

No handebol feminino B o time campeão foi o da Escola Honório Fagan, de Floraí. A equipe ganhou do Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, por 12 a 10 na decisão realizada no ginásio Urbano Pedroni. O terceiro lugar ficou com a equipe do Colégio Benoil F. M. Boska, de Ourizona, mesmo com a derrota de 20 a 10 para o Colégio Adolpho O. Franco, de Astorga, no ginásio de esportes de Ourizona. No masculino B, o título foi para o Colégio Adolpho O. Franco, de Astorga, que derrotou o Colégio Dr. Felipe Bitencourt, de Marialva, por 18 a 10 na rodada desta quarta-feira. Na terceira posição terminou o time do Colégio Marista, de Maringá.

 

O título no handebol masculino A teve como campeão a equipe do Colégio Olavo Bilac, de Sarandi, que derrotou nesta quarta o time do Colégio Marista, de Maringá, por 40 a 25. O bronze ficou com o Colégio Adolpho O. Franco, de Astorga, após a vitória frente ao Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, por 25 a 18. No feminino A, campeão o Colégio Olavo Bilac, de Sarandi. A vitória final foi diante do Colégio São Francisco Xavier por um gol: 18 a 17. Na disputa do terceiro lugar, o Colégio Adolpho O. Franco, de Astorga, superou o Colégio Benoil F. M. Boska, de Ourizona, por 17 a 15.

 

O voleibol também teve equipes faturando a medalha de ouro. No feminino B, a Escola Osvaldo Aranha, de Lobato, faturou a primeira posição ao derrotar o Colégio Serafim França, de Astorga, por três sets a um na final, na Escola Urbano Pedroni. As parciais foram de 17 a 25, 25 a 18, 25 a 6 e 25 a 17. Na ´briga´ pelo bronze, o Colégio Cristão Integrado, de Maringá, venceu o Colégio Dr. Felipe Bitencourt, de Marialva, por dois sets a um, com parciais de 26 a 24, 14 a 25 e 17 a 15. No feminino A, o título ficou com o Colégio Nobel, de Maringá. Na final, a equipe derrotou o Colégio Helena Kolody, de Sarandi, por três sets a um. As parciais foram de 25 a 8, 26 a 24, 19 a 25 e 25 a 20. O terceiro lugar ficou com a equipe do Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, que venceu por dois sets a um do Colégio Monteiro Lobato, de Colorado. As parciais foram de 19 a 25, 25 a 21 e 15 a 5.

 

A equipe do Colégio Dom Bosco, de Maringá, assegurou a primeira posição no voleibol masculino A após derrotar o Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, por três sets a um na decisão. As parciais foram de 25 a 22, 23 a 25, 25 a 21 e 26 a 24. O terceiro lugar é do Colégio Helena Kolody, de Sarandi, que fez dois sets a zero frente ao time do Colégio Monteiro Lobato, de Floresta. As parciais foram de 25 a 17 e 25 a 20. No masculino B, o Colégio Dom Bosco, de Maringá, conseguiu a medalha de ouro depois de ganhar do Colégio Juracy R. S. Rocha, de Marialva, por dois sets a zero, com parciais de 25 a 13 e 25 a 9. A terceira posição foi preenchida pela equipe do Colégio Helena Kolody, de Sarandi.

 

 

CAMPEÕES DE COLETIVAS

Floraí já tem alguns campeões definidos, e festa foi o que não faltou na comemoração da primeira posição, que valeu classificação à fase macrorregional, prevista para acontecer de 15 a 19 de junho em Pitanga.

 

OS MELHORES

Os melhores em cada modalidade

 

BASQUETEBOL

FEMININO A

1 – Colégio Regina Mundi – Maringá

 

FEMININO B

1 – Colégio Anglo Maringá – Maringá

2 – Escola Professor Giampero Monacci – Itambé

 

MASCULINO A

1 – Colégio São Francisco Xavier – Maringá

2 – Colégio Jardim Independência – Sarandi

3 – Colégio Adolpho O. Franco – Astorga

 

MASCULINO B

1 – Colégio Regina Mundi – Maringá

2 – escola Professor Giampero Monacci – Itambé

 

FUTSAL

FEMININO A

1 – Colégio Tânia V. Ferreira – Maringá

2 – Colégio Marechal Arthur C. Silva – Santa Fé

3 – Colégio Monteiro Lobato – Floresta

 

FEMININO B

1 – Escola Presidente Arthur C. Silva – Floresta

2 – Colégio Ivan F. A. Filho – Nossa Senhora das Graças

3 – Colégio Tereza Cristina – Colorado

 

HANDEBOL

FEMININO A

1 – Colégio Olavo Bilac – Sarandi

2 – Colégio São Francisco Xavier – Maringá

3 – Colégio Adolpho O. Franco – Astorga

 

FEMININO B

1 – Escola Honório Fagan – Floraí

2 – Escola Irmã Maria Antona – Sarandi

3 – Colégio Benoil F. M. Boska – Ourizona

 

MASCULINO A

1 – Colégio Olavo Bilac – Sarandi

2 – Colégio Marista – Maringá

3 – Colégio Adolpho O. Franco – Astorga

 

MASCULINO B

1 – Colégio Adolpho O Franco – Astorga

2 – Colégio Dr. Felipe S. Bitencourt – Marialva

3 – Colégio Marista – Maringá

 

VOLEIBOL

FEMININO A

1 – Colégio Adaile Maria Leite – Maringá

2 – Colégio Helena Kolody – Sarandi

3 – Colégio José Luiz Gori – Mandaguari

 

FEMININO B

1 – Escola Osvaldo Aranha – Lobato

2 – Colégio Serafim França – Astorga

3 – Colégio Cristão Integrado – Maringá

 

MASCULINO A

1 – Colégio Dom Bosco – Maringá

2 – Colégio José Luiz Gori – Mandaguari

3 – Colégio Helena Kodody – Sarandi

 

MASCULINO B

1 – Colégio Dom Bosco – Maringá

2 – Colégio Juracy R. S. Rocha – Marialva

3 – Colégio Helena Kolody – Sarandi

 

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

 

JEPs – Sarandi domina xadrez convencional em Floraí

 

O xadrez convencional da etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Floraí, chegou ao fim nesta quarta-feira. No Clube do Bambu, local dos confrontos, o masculino da Classe A (15 a 17 anos) teve como campeão o time do Colégio Jardim Panorama, de Sarandi, que somou 11 pontos. Com a mesma pontuação, o Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, acabou superado nos critérios de desempate e fechou com a medalha de prata. O bronze ficou com o Instituto de Educação de Maringá, que somou 8 pontos.

 

Pelo masculino da Classe B (12 a 14 anos), a medalha de ouro também ficou com Sarandi, com o Colégio Jardim Panorama, que somou 6 pontos. O Colégio Aplicação Pedagógica da UEM, de Maringá, terminou em segundo, sem pontuação.

 

A classificação final do xadrez em Floraí teve como grande campeão o Colégio Jardim Panorama, de Sarandi, que conquistou três medalhas de ouro. No feminino A o Colégio Jardim Panorama, de Sarandi, obteve o ouro com 56 pontos. Na segundo posição terminou a equipe do Colégio IFPR, Campus de Astorga, com 36 pontos.

 

No masculino A, o título ficou nas ´maos´ do Colégio Jardim Panorama, de Sarandi, que somou 114 pontos. O Instituto de Educação de Maringá encerrou com a medalha de prata, com 104,5 pontos, e a terceira posição com o Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, que conquistou 73,5 pontos.

 

O masculino B premiou com a medalha de ouro o Colégio Jardim Panorama, de Sarandi, com 150 pontos. Com a prata, o Instituto de Educação, de Maringá, e o bronze para o Colégio Aplicação Pedagógica UEM, de Maringá.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

 

JEPs Floraí – Primeiro campeão da Marcha Atlética no Paraná prestigia competição em Floraí

 

Os Jogos Escolares do Paraná (JEPs) têm sido sucesso de bom desempenho em quadra e também na organização, e nas arquibancadas as famílias, parentes de atletas e torcedores comuns na expectativa de bons jogos e ótimo desempenho dos atletas. Mas nas arquibancadas também há ´personalidade´ que há alguns alguns ´brilhou´ nas praças esportivas paranaenses e que se faz presente em Floraí, vendo um jogo e outro para acompanhar a evolução esportiva, com as tecnológicas agregadas ao esporte. O primeiro vencedor na Prova de Marcha Atlética de 20 mil metros no Paraná, realizada no Colégio Estadual do Paraná, em 1973, e representando Nova Esperança na ocasião, hoje vive em Floraí. Trata-se do professor Jorge Luiz Rodrigues Valêncio, 61 anos, ex-atleta e hoje professor de direito comercial e educacional da FAPAN – Faculdade de Paraíso do Norte. Ainda hoje continua ´ligado´ ao esporte, agora de maneira mais indireta incentivando os mais jovens à pratica esportiva, e de maneira contundente investe no crescimento profissional de seu flho, Aurélio Frangiotti Valêncio, 22 anos, praticante de handebol, e até com passagens pela Seleção Brasileira.

 

A trajetória vitoriosa de Valêncio no esporte do Paraná não ficou apenas à façanha histórica. Teve muito mais comprometimento com o esporte da região Noroeste. Na verdade, o Paraná já tinha um ´guerreiro do esporte´, porque Valêncio praticava várias modalidades. Mas antes do feito histórico, em 1968, como nadador. Em disputa amistosa entre Nova Esperança e Paranavaí. Aí já veio a primeira conquista significativa. Depois, em 1970, nos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), em Ponta Grossa, pelo município de Nova Esperança, a conquista da medalha de bronze. Em 1972, atuando no handebol de Nova Esperança, campeão nos Jogos Abertos em Maringá. Em 1974, novamente na Marcha Atlética, primeiro lugar nos 5 mil metros, em Rolândia. Também participou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Maceió, em 1972 e em Brasília, em 1973. Mas a carreira esportiva não ficou apenas nos JAPs e JEBs, já que Valêncio também esteve em ação em ginásios do Paraná pelos Jogos da Juventude (JOJUPs) e Jogos Escolares do Paraná (JEPs)

 

Seguindo o caminho do pai

O filho Aurélio Frangiotti, por coincidência do destino, hoje está ligado diretamente à fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, na função de assessor técnico da competição que ocorre em Floraí. O armador de handebol Aurélio atuou por três anos (2011, 2012, 2014 e 2015) pelo São José dos Campos, em Estaduais do Campeonato Paulista e Liga Nacional. Em 2013, também jogou pela LPH/Sorocaba. Conquistou títulos no Campeonato Paulista, defendeu a seleção do Paraná, no Brasileiro de Seleções, na qual o Estado obteve o quarto lugar, e inclusive jogou pela Seleção Brasileira Juvenil em 2013, em etapa de preparação para o Mundial da Hungria. O jovem Valêncio segue com o propósito de disputar grandes campeonatos e de voltar a defender a Seleção Brasileira.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

 

 

VEJA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. www.facebook.com/jogosescolares75anos 

 

COM/JEPS 2016

Orlando Gonzalez
(44) 9903-6304
orlandogonzalez@radiomaringa.com.br

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!