Autódromo de Toledo recebe últimos ajustes para o 1º Festival de Arrancada
18/09/2018 19:06 em Automobilismo

Para a alegria dos amantes do automobilismo na região, os roncos dos motores poderão ser ouvidos novamente em Toledo no próximo domingo (23), com a realização do 1º Festival de Arrancada. O evento acontece no futuro Autódromo Rafael Sperafico, localizado nas proximidades da BR-163 no trecho entre Toledo e Quatro Pontes.

 

O Festival deve reunir mais de 80 pilotos das equipes mais tradicionais de arrancada do Brasil. Serão 22 categorias de carro, incluindo Dragsters e carros com mais de 1000 Hp, além de quatro categorias de motos.

 

A estrutura contemplará estandes com equipamentos e venda de materiais das equipes participantes, praça de alimentação, tendas e arquibancadas móveis, com capacidade para até 3 mil pessoas.

 

Segundo o presidente da Associação de Pilotos de Arrancada de Toledo (APAT), José Eugênio Pletsch, popularmente conhecido como “Nico”, o Festival de Arrancada promete movimentar a cidade. “O objetivo do evento é voltar a movimentar o automobilismo em Toledo e região, fomentando a prática do esporte para os pilotos locais e para os demais amantes do esporte”.

 

Ele ainda explica que a realização do Festival gera uma expectativa de que a economia do município seja estimulada, com o aumento do movimento nos bares, restaurantes, hotéis e comércio em geral durante o final de semana do evento.



Estrutura

 

A estrutura recebeu investimentos provenientes de três emendas parlamentares, advindas do Ministério do Esporte e do Ministério do Turismo, com um investimento total de R$ 1.361.716,08. A pista conta com 402 metros de comprimento e 18 metros de largura.

 

Até o momento já foram realizados a terraplanagem, colocação de grama nos canteiros, recape asfáltico e colocação dos cabos de eletricidade. Os últimos detalhes para que a pista esteja apta para receber o Festival de Arrancada serão acertados durante a semana.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Robson Recalcatti, acredita que o Festival de Arrancada é uma oportunidade ímpar para iniciar as atividades em uma nova estrutura. “O automobilismo precisava de uma estrutura como esta para voltar a desenvolver-se em Toledo de maneira competitiva e com os devidos cuidados com a segurança. A expectativa é de que esse seja o primeiro de muitos eventos na pista, assim atendendo um número cada vez maior de pessoas”.

 

A Prefeitura será responsável pela segurança do evento, acesso ao local de provas e disponibilização de ambulância e banheiros químicos.



O 1º Festival de Arrancada é organizado pela Associação dos Pilotos de Arrancada de Toledo (APAT), com apoio da Itaipu Binacional e da Prefeitura de Toledo, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura Rural, Agricultura, Segurança e Trânsito, Comunicação, Saúde e Esportes e Lazer.

 

O futuro Autódromo de Toledo receberá o nome de Rafael Sperafico em homenagem ao piloto toledano falecido em uma prova da Stock Car Light em Interlagos, no ano de 2007.

 

Ingressos

 

Os ingressos para o 1º Festival de Arrancada de Toledo custam R$ 10,00 mais um quilo de alimento não perecível. Os carros começam a chegar na pista no sábado (22), as provas acontecem no domingo (23), a partir das 8h.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!