Associação de Haitianos realiza “Futebol Solidário” em Toledo
06/05/2019 23:24 em Futebol

A Prefeitura de Toledo está apoiando o “Futebol Solidário”, que será promovido pela Associação dos Jovens Haitianos que Vivem em Toledo. O evento será no próximo sábado (11) às 16 horas no Campo de Futebol do Jardim Panorama, onde haverá jogos amistosos entre Haiti Toledo x Haiti Palotina e Imprensa Toledo x Câmara Municipal. Toda a população está convidada para prestigiar os jogos e levar doações de alimentos não perecíveis, roupas ou brinquedos.

 

Além da Prefeitura, a Associação dos Haitianos também recebe apoio na organização do evento da Câmara Municipal de Toledo, imprensa e da ONG “Embaixada Solidária”. No local terá venda de lanches típicos da culinária do Haiti, que serão produzidos pelos próprios haitianos pelo preço de R$ 10,00. O destaque será o “Barbecue”, elaborado com banana frita e carne bovina ou suína.

 

O presidente da Associação, Chanel Tulien, explica que o objetivo é arrecadar mantimentos para as famílias recém chegadas do Haiti em Toledo. “O auxílio será destinado sobretudo para oito gestantes cujas famílias ainda não conseguiram trabalho”, explica Chanel.

 

O prefeito Lucio de Marchi recebeu os membros da Associação dos Haitianos o convite durante a Agenda Aberta, e já confirmou a participação em um dos jogos. “Quero também parabenizá-los por mais essa iniciativa, e principalmente pela solidariedade que existe entre vocês”, destacou Lucio.

 

Associação

 

O “Futebol Solidário” não é o primeiro evento promovido pela Associação dos Haitianos que conta com apoio da Prefeitura. Em novembro de 2018 foi realizado uma mostra da cultura haitiana em que também foram vendidos pratos típicos. A festa foi na Paróquia Sagrada Família do Jardim Panorama.

 

A Associação tem realizado outros eventos em prol dos imigrantes, como uma festa para o dia das crianças haitianas, e um curso de português com duração de três meses. Para o dia 18 de maio está marcada a “Festa da Bandeira do Haiti”, que terá animação de DJs e Hip Hop. “Mesmo que estejamos sem tempo, procuramos não deixar passar em branco essa data que valoriza nossa origem”, explica Chanel.

 

A festa será no Centro Esportivo Lauri José Simon no Jardim Panorama, com início às 18 horas. A entrada é free para mulheres das 19 às 22 horas, e R$ 20,00 para os demais.

 

Embaixada Solidária

 

Edna Nunes é fundadora da ONG, criada há aproximadamente dois anos e meio. “A ONG Embaixada Solidária tem promovido eventos que buscam parcerias com outras entidades, com objetivo de ajudar e dar dignidade para os imigrantes. Queremos chamar a atenção da sociedade em prol da causa estrangeira”, diz Edna.

Eles já realizaram chá de bebê solidário, curso de português, cultura brasileira, troca culinária, entre outros. (Foto: Assessoria Prefeitura de Toledo)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!