Anteprojeto do Eixo Monumental de Maringá está em análise para validação
21/05/2019 18:59 em Notícias de Maringá

Uma série de reuniões previstas para este final de semana vai definir a aprovação ou necessidade de adequações no anteprojeto apresentado pela empresa de arquitetura Natureza Urbana, de São Paulo, que foi a vencedora do concurso nacional realizado no ano passado pela Prefeitura de Maringá para a Requalificação do Espaço Público do Eixo Monumental.

 

Com 1,8 km de extensão e área de 169 mil m², o Eixo Monumental de Maringá é constituído pelo importante espaço central da cidade compreendido entre a Praça da Catedral e o complexo esportivo da Vila Olímpica.

 

Na semana passada a empresa vencedora do concurso nacional concluiu o estudo preliminar e entregou ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) o anteprojeto que prevê a execução das obras estruturais e procedimentos de paisagismo no trajeto. 

 

No anteprojeto estão previstas as obras dos sistemas hidráulico e de distribuição elétrica, iluminação pública, drenagem de águas pluviais, implantação de rede de esgoto sanitário, pavimentação das vias, desenhos de piso, arborização adequada e configuração do mobiliário urbano.

 

Para esta quinta-feira, dia 23, está prevista a vinda de uma equipe de engenheiros e arquitetos da empresa Natureza Urbana à Maringá para realizar, também na sexta-feira, 24, várias reuniões com técnicos da administração municipal e de órgãos e entidades setoriais da comunidade, que farão a análise final e avaliação conjunta para compatibilização da obra urbanística.

 

“O cronograma estabelecido está em dia e os ajustes e refinamentos no anteprojeto darão início à elaboração dos projetos executivos e complementares para execução na segunda etapa”, assinala o diretor-presidente do IPPLAM, arquiteto Edson Cardoso Pereira.

 

Licitação por etapas

Em reuniões anteriores, na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplan), ficou decidido que o projeto executivo do Eixo Monumental será dividido em fases ou glebas, possibilitando que a obra seja licitada e executada em etapas.

 

As mudanças na área deverão priorizar a gestão do tráfego, revitalização econômica do espaço, melhoria das condições ambientais e benefícios sociais, favorecendo sua utilização para os pedestres, como um local de encontros e celebrações.

 

Por consenso entre os órgãos públicos e entidades setoriais envolvidas, as obras e procedimentos previstos para requalificação do Eixo Monumental de Maringá deverão começar pela Praça Raposo Tavares e na área próxima à Travessa Jorge Amado, que ficam no entorno do Terminal Intermodal em construção na região do Novo Centro da cidade.

 

Em seguida serão requalificadas as áreas da Praça da Catedral e do Centro de Convivência Renato Celidônio, a Avenida Getúlio Vargas e o trecho final na Vila Olímpica.

 

O conjunto total de obras para requalificação do Eixo Monumental está orçado em R$ 50 milhões e deve ser iniciado logo após a conclusão do Terminal Intermodal, que tem previsão de término para o mês de setembro deste ano.

(Divulgação / SEPLAN)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!