Offline
Atividades culturais em Maringá se descentralizam e valorizam agentes locais
23/07/2019 12:41 em Notícias de Maringá

Maringá tem na gestão do prefeito Ulisses Maia uma das maiores movimentações na cultura. O segmento que em gestões anteriores era, geralmente, abordado como secundário, ganhou destaque nos últimos dois anos. Atenção a agentes culturais parte da agenda do prefeito, com os quais mantêm reuniões frequentes, o que raramente acontecia em gestões anteriores.



"A atenção à cultura representa estímulo ao conhecimento", afirma Ulisses Maia, lembrando que a agenda de eventos é diversificada e democrática, contemplando os mais diversos públicos. "Importante destacar também a descentralização dos eventos", afirma o prefeito, referindo-se às atividades que são realizadas nos bairros, ao ar livre, parques e espaços culturais.



A produtora Rachel Coelho, com diversos projetos em andamento na área de cultura, muito deles ligados ao Prêmio Aniceto Matti, uma iniciativa da prefeitura para valorizar as atividades artísticas, lembra que Maringá vai na contramão do resto do país. "Temos uma gestão que dialoga conosco e que busca democratizar o acesso a cultura", afirma. "São mais oportunidades para quem tem na cultura seu principal ofício", acrescenta.  
Entre as oportunidades estão os editais segmentados, dez no total:  Convite à dança, Convite à música, Convite ao teatro, Convite à literatura, Prêmio Aniceto Matti, Territórios culturais, Expresso cultural, CEU das artes, Festival afro e Semana do hip hop. Recentemente foi lançada a plataforma Maringá Cultura para promover e divulgar artistas e eventos.



"Em Maringá implantamos o Sistema Municipal de Cultura, onde há o desenho das metas e objetivos que a Secretaria de Cultura tem que alcançar nos próximos dez anos", aponta o secretário de Cultura, Miguel Fernando, sobre as ações que aumentam a cada ano. No próximo final de semana acontece a Virada Cultura, com as participações de Lenine, Karol Conka, Far From Alaska e artistas locais com shows gratuitos no Centro de Convivência Renato Celidônio.

(Foto: Vivian Silva / PMM)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!