Offline
Paranaense Ágatha disputa etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia em Roma
06/09/2019 10:17 em Vôlei de Praia

A temporada 2019 do vôlei de praia está próxima do fim, e o grande evento que encerra este ciclo é o World Tour Finals, que começou nesta quinta-feira (05.09), em Roma, capital italiana. Pela chave feminina o Brasil tem quatro duplas na disputa por medalhas e, na primeira rodada, conseguiu saldo positivo de cinco vitórias em sete partidas. Ágatha/Duda (PR/SE), que defendem o título de 2018, e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) venceram os dois jogos que participaram e já estão garantidas nas oitavas de final.

 

Campeãs do torneio da temporada passada, que foi realizado em Hamburgo (ALE), Ágatha e Duda começaram como cabeças-de-chave do grupo D e venceram as russas Bocharova e Voronina na estreia as por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17). Na rodada seguinte elas conseguiram novo triunfo em um jogo de três sets, desta vez sobre as alemãs Borger e Sude (18/21, 24/22 e 15/10).

 

Ana Patrícia e Rebecca também encerraram o primeiro dia com 100% de aproveitamento. Elas ficaram em primeiro no grupo F ao vencerem Murakami/Ishii, do Japão, por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18), e, um pouco depois, a tricampeã olímpica Kerri Walsh e a parceira Brooke Sweat (EUA) por 2 sets a 0 (21/15 e 21/15). Rebecca comentou sobre a mudança de estratégia utilizada no confronto com a dupla dos Estados Unidos.

 

“A gente já tinha jogado contra elas na última etapa na Rússia. Começamos sacando na Sweat, que é mais baixa, mas acabamos saindo do jogo. Hoje tentamos fazer algo diferente. Sacamos na Walsh, algo que ninguém vem fazendo ultimamente. Quisemos fazê-la pensar mais, se preocupar com a virada de bola. Assim ela acabou bloqueando menos e jogou mais pressionada. Nosso bloqueio é alto, e então alcança melhor os ataques dela. E o jogo nela fez diferença e conseguimos a vitória, que é tão importante”, disse a cearense.

 

Pelo grupo C, Maria Elisa e Carol Solberg (RJ) começaram com bom resultado contra as russas Dabizha e Rudykh, vitória por 2 sets a 1 (24/26, 21/18 e 15/11). No entanto, na rodada seguinte elas foram superadas por Liliana/Elsa, da Espanha, por 2 sets a 0 (26/28 e 17/21), o que as deixou na segunda colocação do grupo e com a necessidade de jogar a repescagem.

 

Bárbara Seixas e Fernanda Berti (RJ) sofreram o revés para Bieneck/Schneider (ALE) por 2 sets a 1 (16/21, 21/16 e 9/15) no primeiro jogo do grupo G. Agora elas enfrentarão as austríacas Schutzenhofer e Plesiutschnig nesta sexta-feira (06.09) por uma vaga na repescagem.

 

A competição conta com 32 times em cada naipe, sendo 22 provenientes do ranking de entradas, dois convidados e outros oito provenientes do classificatório. Os times se enfrentam na chave, com os primeiros colocados avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros colocados duelam por uma fase eliminatória extra, da repescagem.

 

A competição em Roma rende cerca de R$ 160 mil para os campeões dos naipes masculino e feminino. Ao todo, o torneio distribui cerca de R$ 2,4 milhões em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 1.200 para os times vencedores.

(Foto:  Getty Image/FIVB/Divulgação)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!