Offline
Olímpico Jorge Édson coloca o vôlei feminino do Paraná na etapa nacional dos Jogos Escolares
06/09/2019 10:30 em Jogos Escolares

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, Jorge Édson Brito conquistou vaga para sua quarta edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Sob o seu comando, a equipe feminina de vôlei do Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba (PR), categoria 15 a 17 anos, venceu os três adversários que enfrentou na etapa Regional Amarela, em Cascavel (PR), e agora se prepara para disputar a maior competição escolar do país, entre 16 e 30 de novembro, em Blumenau (SC).

 

Jorge Édson esteve no evento pela primeira vez em 1984, quando a competição ainda se chamava Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). “Muita gente boa fazia parte daquele time. Um deles era o Marcos Pacheco, hoje técnico renomado”, lembrou. Em 2009, ele foi o técnico do Colégio Sion (12 a 14 anos), em Poços de Caldas (MG) e, em 2017, já comandava o Colégio Expoente, em Brasília (DF).

 

Jorge Édson iniciou sua carreira como auxiliar de José Roberto Guimarães em 2002, no Sorocaba. Trabalhou ainda com Zé Roberto e Paulo Coco no Osasco e, desde então, atua como treinador.

 

“Essa é uma competição muito grande, com um potencial enorme. Trabalhei em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, diversos Sul-americanos e a estrutura aqui é de excelência, comparável a esses grandes eventos. Oferece um intercâmbio muito interessante entre clube e escola, uma experiência gigante para todos os envolvidos”, afirmou.

 

Única remanescente da equipe que esteve em Brasília há dois anos, a ponteira Tainá Anschau é um dos destaques do Colégio Expoente. Aos 17 anos e com 1,75m, ela acredita que a equipe está pronta para conquistar uma medalha em Blumenau.

 

“Nosso time é bastante competitivo. Estou muito feliz em representar o Paraná mais uma vez nos Jogos Escolares. Temos condições de fazer um bom campeonato lá, mas temos que treinar bastante para isso”, disse a fã da oposta Tandara, que faz parte da seleção paranaense de vôlei da categoria.

 

Outra atleta da seleção estadual é a central Julia Lawrenz, 16 anos e 1,83m. Além delas, a levantadora Kamyle Souza é outro destaque da equipe. As atletas atuam ainda no Curitibano, recebendo bolsas de estudos, alimentação e moradia da instituição de ensino.

 

A medalha de ouro do vôlei masculino nos Jogos de Barcelona 1992 foi a primeira conquista olímpica do país em esportes coletivos. A equipe contava com Marcelo Negrão, Giovane Gávio, Maurício Lima, Janelson, Douglas Chiarotti, Talmo, entre outros. Ao contrário das últimas edições de Jogos Olímpicos, o Brasil ainda subia pouco ao pódio. Naquele ano, além do ouro no vôlei, o país conquistou outras duas medalhas: ouro no judô, com Rogério Sampaio; e prata na natação, com Gustavo Borges (100m livre).

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.

(Foto: William Lucas/ COB)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!