Offline
Vôlei masculino de Araucária ganha pela primeira vez vaga na etapa nacional dos Jogos Escolares
06/09/2019 16:16 em Jogos Escolares

O Colégio Estadual Fazenda Velha fez história na etapa Regional Amarela dos Jogos Escolares da Juventude, em Cascavel (PR). A equipe masculina de vôlei categoria 15 a 17 anos conquistou na manhã desta sexta-feira, dia 6, a inédita vaga para a fase regional da maior competição escolar do país não só da instituição, mas também da cidade de Araucária (PR). A vaga foi alcançada com uma vitória sobre a Escola Estadual Waldemiro Hemerly, de Rio Novo do Sul (ES) por 2 sets a 0, com um duplo 25/16.

 

A equipe é comandada pelo professor Cleverson da Silva, idealizador do projeto social Núcleo de Iniciação ao Voleibol de Araucária, que tem apenas três anos de existência e já colhe os bons frutos.

 

“Trabalhamos com garotos de 6 a 16 anos. São 479 alunos de vôlei nos dois sexos e a partir desse ano estamos sendo patrocinados pelo Programa de Incentivo ao Esporte do governo do Estado. Inclusive dois dos nossos atletas recebem bolsa, o Vinícius Antônio Alexandrino e o João Wulhynek”, explicou o técnico de 42 anos. “O objetivo é investir na base para dar uma chance aos atletas de passar para o alto rendimento”.

 

Todos os atletas da equipe pintaram o cabelo de azul ou de amarelo, uma promessa feita na conquista do título estadual. O time chama atenção por onde passa, mas a ideia não agradou a todos. “Fui obrigado a pintar o cabelo também. Fiquei muito esquisito. Mas vale tudo para lembrar essa conquista história da cidade”, disse o levantador e capitão da equipe, Vinícius Antônio, de 17 anos.

 

Nascido em Tamboara, no Norte paranaense, o jovem de 17 anos é o único entre todos os atletas da equipe a ter participado de uma edição dos Jogos Escolares. No ano passado ele defendeu o Colégio Neo Master, em Natal (RN), mas o projeto da escola de Araucária chamou a sua atenção e ele preferiu mudar de ares em fevereiro desse ano. “Moro numa república com outros 12 atletas, todos do vôlei. O colégio respira o esporte. Agora temos dois meses para treinar e representar bem o Paraná na etapa nacional, em Blumenau”, afirmou.

 

A equipe paranaense ficou com a medalha de prata no torneio. A única derrota foi para a Escola Estadual Joaquim Correa, de Juatuba (MG), que ficou com o título do torneio. O município mineiro também fará a sua estreia na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. No ano passado, a mesma equipe defendia um colégio de Matheus Leme, município vizinho a Juatuba, e conta com a categoria de Adriano Fernandes, de 17 anos, que defendeu a seleção brasileira Sub-19 no Campeonato Mundial da categoria, na Tunísia.

 

“Desembarquei no Brasil no último domingo e já na segunda-feira eu estava aqui em Cascavel (PR). Realizamos um ótimo campeonato e eu só tenho a agradecer a cidade de Juatuba e a diretora do colégio, Pollyanna Mendanha, que nos dá toda condição para treinar e jogar”, afirmou Adriano. “A seleção brasileira sub-19 é formada pela geração Laboratório de Talentos da CBV. Perdemos a partida das oitavas de final para a Bulgária, mas valeu como aprendizado. Disputar um campeonato Mundial é só alegria. Agora é treinar bastante pra fazer o nosso melhor em Blumenau”. 

(Foto: William Lucas/ COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!