Offline
Guilherme Caribé se destaca na natação dos Jogos Escolares da Juventude
28/11/2019 15:59 em Jogos Escolares

Após passar em branco em sua primeira participação nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba 2017, o nadador baiano Guilherme Caribé foi o destaque na abertura das competições de natação em Blumenau (SC). Aos 16 anos, ele venceu os 50m livre e os 50m borboleta, tendo ajudado ainda a equipe baiana a conquistar a prata no revezamento 4x50m livre masculino, na piscina do Sesi. Aluno do Colégio Dom Bosco, de Salvador (BA), Caribé tem o pai, Matheus Rodrigues, como preparador físico.

 

“Meu pai era professor na escola onde eu estudava e me colocou para nadar muito novo, aos dois anos. Criei gosto e não parei mais”, diz o nadador, que ainda vai disputar os 100m livre e outros revezamentos em Blumenau 2019.

 

Outra figura importante em sua carreira é o treinador Luiz Antônio Costa Menezes, o Baixinho, que ajudou a formar grandes talentos da natação brasileira, como Ana Marcela Cunha. Além de apontar Caribé como uma das maiores promessas da modalidade, Baixinho destaca mais alguns nomes: “a Aricia Perrie, 18 anos, que está nas maratonas aquáticas, e a Celine Bispo, ouro nos 50m livre aqui em Blumenau (12 a 14 anos)”.

 

Guilherme venceu os 50m livre com direito a recorde do campeonato: 22s81, quatro centésimos mais rápido do que o medalhista de prata, Gabriel Almeida Oliveira, do Colégio Amorim Tatuapé (SP). Nos 50m borboleta, ele venceu com 24s69. Gabriel, por sua vez, ainda conquistou o ouro nos 100m costas (55s09) e no revezamento 4x50m livre.

 

Entre as mulheres, destaque para Deyse Gonçalves Barbosa: dois ouros e um bronze. A atleta de 15 anos, do Colégio Amorim Matarazzo (SP) fez 25s95 nos 50m livre, ganhou também o 4x50m livre e foi bronze nos 50m borboleta.

 

Delegação japonesa

 

Convidada pelo COB a participar dos Jogos Escolares, a equipe japonesa também fez sucesso. Entre os dez nadadores presentes a Blumenau, o que obteve melhor resultado no primeiro dia foi Ise Takato, 14, campeão dos 50m livre (24s31) e dos 200m medley (2min10s62).

 

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

(Foto: Divulgação/SUDESB)

 

Com informações do COB

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!