Offline
Maringá Futebol Clube aprimora treinamentos e modelo de jogo mesmo em isolamento
02/04/2020 10:02 em Futebol - Paranaense da 2ª Divisão

O Maringá Futebol Clube ainda não tem data prevista para voltar às atividades de treinamento, mas o trabalho não parou. Mesmo à distância, o técnico Pachequinho segue estudando, juntamente com o departamento de análise de desempenho do clube, materiais em vídeos, textos e fotos para aprimoramento dos treinamentos e modelos de jogo que a equipe usará durante a temporada 2020.

 

Além das análises e estudos realizados pelos profissionais da comissão técnica, várias “tarefas de casa” estão sendo enviadas aos atletas para que possam estudar e assimilar o que já foi treinado e será intensificado na volta aos trabalhos no centro de treinamento do clube. As análises são realizadas nos vídeos de treinamentos, já aplicados pelo treinador, e em jogos de diversas competições nacionais e internacionais.

 

“Trazemos aos atletas a possibilidade de estudos em casa, de jogos nacionais e internacionais e os vários treinamentos e mini jogos realizados durante a pré-temporada em nosso centro de treinamento. Nesse contexto acrescentamos também variações de sistemas para que eles consigam treinar e se adaptar a outros modelos de jogo que eu acho interessante. Nós, da comissão técnica, precisamos aproveitar esses dias em casa para abastecer nossos atletas com conteúdo e informações essenciais para o desenvolvimento do trabalho a distância. Enviamos todo esse material tático, técnico e físico por meio de textos, fotos e edições de vídeos. Tudo isso é feito para um crescimento individual e coletivo e facilitar o entendimento dos atletas ao que queremos deles em campo nessa temporada”, explicou o treinador Pachequinho.

 

O analista de desempenho do MFC, Daniel Teshima, é o responsável em realizar as edições e produção dos conteúdos que serão repassados aos atletas com as orientações do treinador. “No dia a dia estou sempre junto ao treinador captando os principais pontos do modelo de jogo e correções na postura individual de cada um no treinamento. Realizo filmagem dos treinos onde é possível realizar correções, gerando informações e relatórios aos jogadores e comissão técnica. Fazemos isso também com proposta de jogos ou de setores que captamos da TV, levando exemplos aplicados na prática para o entendimento do atleta ser ainda maior”, disse Teshima.

 

Ao contrário do que muita gente pensa, o treinamento não é feito apenas dentro de campo e os estudos realizados diariamente se tornam extremamente importantes para a evolução do atleta individual e coletivamente.

 

Para o atleta Maycon Canário, esse estudo fora das quatro linhas é importante para a evolução do jogador, pois ajuda no entendimento do que o treinador quer passar. “Estamos passando por um período difícil, que ninguém jamais passou e o trabalho da comissão tem sido muito bom, pois nos dão o suporte para os treinamentos físicos à distância, para realizar em casa e também para estudarmos os materiais disponibilizados, pensando na nossa evolução coletiva e individual. Pra quem está acostumado com a rotina de treinamento é importante ter essa ocupação com conteúdos que vão nos ajudar quando voltarmos. Claro que esse estudo deve ser frequente, mas como agora estamos mais dentro de casa se torna ainda mais importante para seguirmos produzindo e evoluindo também mentalmente”, explicou o volante.

(Rodrigo Araújo/Maringá FC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!