Projeto de Serviço Social do CRV-UEM tem artigos aprovados no EAEX
27/10/2020 11:31 em Notícias de Maringá

O projeto de extensão "Serviço Social e a mídia como instrumentos de defesa dos direitos humanos" realiza ciclos de debates nas redes sociais, sobre temáticas ligadas à profissão de Assistente Social e a defesa dos direitos das minorias. O projeto teve três artigos aprovados no 3° Encontro de Extensão Universitária da UEM, o EAEX, que será realizado entre 29 e 31 de outubro.

 

A iniciativa é coordenada pelas professoras Vanessa Rombola Machado e Claudiana Tavares Sgorlon, ambas do Departamento de Serviço Social do Câmpus Regional do Vale do Ivaí. Os debates são mediados por docentes do departamento e sempre contam com a presença de convidados que atuam na área. O projeto também é veiculado ao Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA).

 

A professora Claudiana conta que a defesa dos direitos humanos é um valor inerente à área do Serviço Social. O projeto surgiu como uma alternativa para desenvolver atividades engajadas com os valores do curso, mesmo durante o isolamento social devido à pandemia de covid-19. Os eixos temáticos dos debates são relacionados à grupos vulneráveis da população, discutindo os fatores que proporcionaram, e mantêm, esta condição de vulnerabilidade, bem como alternativas práticas para o enfrentamento destes.

 

O projeto conta com a participação de estudantes de todos os anos do curso e é desenvolvido totalmente pelas redes sociais. Um dos objetivos é manter os alunos e professores engajados e motivados mesmo com as atividades letivas suspensas ou remotas.

 

A ideia de utilizar as redes sociais veio da facilidade de acesso, tanto para a produção, quanto para a divulgação, pois esta é uma mídia difundida entre os estudantes e entre a população.

 

As atividades começaram no final de abril e o primeiro ciclo de debates foi relacionado à proteção da criança e do adolescente, com ênfase nas violências física e sexual que acontece nos âmbitos domésticos. Segundo Claudiana, a escolha do tema foi estratégica, considerando que a quarentena pode aumentar a exposição das crianças à violência doméstica, o que é alarmante pois, antes mesmo da pandemia, o Brasil já registrava índices elevados de abuso infantil.

 

O segundo e o terceiro eixos temáticos debateram o preconceito contra pessoas LGBTQIA+ e a discriminação racial, respectivamente. Com relação a estes temas, dois dos pontos mais debatidos foram o preconceito velado, bem como o racismo estrutural, e a representatividade destas comunidades na mídia.

 

Cada um dos artigos aprovados no EAEX trabalha com um dos três primeiros temas dos ciclos de debates, com participação de discentes e docentes. Todas as lives foram gravadas e estão disponíveis na página Bacharelado em Serviço Social - Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, o projeto está preparando seu quarto ciclo de debates, que trabalhará o feminicídio e a violência contra a mulher.

(Comunicação UEM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!