Offline
Servidor da Prefeitura de Maringá é vice-campeão Sul-Americano de jiu-jitsu
29/11/2020 08:53 em Outros Esportes

Orlando Gonzalez

O servidor público Edi Carlos de Souza, 34 anos, lotado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMUSP) desde 19 de dezembro de 2014, é um grande exemplo de dedicação ao esporte. Primeiro, representou Maringá por dois anos no ciclismo, de 2017 a 2018, onde conquistou medalhas, parou e agora o jiu-jitsu é o esporte que Souza abraçou de vez. No último fim de semana, veio a confirmação de que a mudança foi positiva: conquistou o segundo lugar no Campeonato Sul-Americano, realizado no interior paulista.

 

A fase no ciclismo foi das melhores. Mesmo com a conquista de medalhas, abriu mão da modalidade, por uma dificuldade financeira. Teve que vender a bicicleta. “Não tinha mais condição de treinar. Primeiro tive que vender a bicicleta. Na sequência minha esposa Melina (Jane Vieira de Souza) arrumou emprego e aí não conseguir mais treinar à noite, porque tinha que cuidar dos filhos,  Erick, 7 anos e Alícia, 3 anos”.

 

 

O começo no jiu-jitsu foi em 2019, já com 33 anos. A mudança de modalidade ajudou na questão do apoio familiar. A esposa Melina, praticante de musculação, grande incentivadora em todos os momentos. Edi, é claro, é o grande ídolo dos filhos Erick e Alícia. O garoto, inclusive já sonha em seguir os passos do pai, hoje vice-campeão Sul-Americano de jiu-jitsu, na categoria leve. 

 

“Agora, meu filho começou a praticar também e minha menina fala que também pretende lutar, mas ela ainda não tem idade. E minha esposa me apoia muito também”.

 

 

Apesar do pouco tempo na modalidade, Edi se superou nas disputas. Na Copa Marialva, por exemplo, obteve uma vitória bastante significativa, no início, quando superou rival de outra categoria e com mais tempo de treinamento. “Uma boa campanha, na disputa em Marialva, observo assim. Enfrentei um lutador com mais bagagem em treinamentos e disputas. Venci, mas acabei me lesionando no ombro e não pude terminar as disputas”.

 

O servidor maringaense também sentiu os efeitos da pandemia de coronavírus, mas seguiu os treinamentos com o professor João Xavier. Na fase mais tranquila, as atividades noturnas, ocorrem três vezes por semana. Já na preparação para as lutas, os treinos são diários. A rotina não atrapalha o desempenho do servidor-atleta na coordenação das hortas comunitárias da Prefeitura de Maringá. O que existe, na verdade, é muita dedicação, evidente no último dia 22. 

 

 

No tatame, em disputa sul-americana realizada no último domingo, em Taubaté-SP, Edi faturou a medalha de prata em luta contra o paulista André Luis da Silva. O combate da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), ocorreu no ginásio de esportes Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, em São Paulo. A luta ficou 0 a 0, mas o adversário conseguiu um ponto de vantagem, no desempate da arbitragem, e terminou em primeiro.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!