Dominante, Seleção Brasileira feminina fatura Sul-Americano de rugby pela 18ª vez
30/11/2020 04:21 em Outros Esportes

A seleção feminina de rugby sevens manteve a tradição iniciada em 2004 e conquistou a edição deste ano do Torneio Valentín Martínez - equivalente ao Campeonato Sul-Americano da modalidade. Foi o 18ª título continental brasileiro em 18 participações. A competição realizada em Montevidéu (Uruguai) começou no sábado (28) e terminou no domingo (29).

 

Na decisão, o Brasil venceu o Paraguai por 34 a 7. Mais cedo, também neste domingo, as Yaras - como são conhecidas as jogadoras da seleção - derrotaram Costa Rica (43 a 0) pelas quartas de final e Uruguai (51 a 0) na semifinal. Já no sábado, pela primeira fase, as brasileiras bateram as paraguaias por 36 a 0, as peruanas por 53 a 5 e as uruguaias por 29 a 0.

 

A competição marcou a aposentadoria de Beatriz Futuro Mühlbauer, a Baby Futuro, um dos principais nomes do rugby feminino no país. A agora ex-jogadora de 34 anos conquistou o 14º título continental dela pela seleção. Após a decisão contra o Paraguai, a carioca foi erguida e homenageada pelas companheiras. Ela integrou o grupo que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Um ano antes, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), Baby foi medalhista de bronze com as Yaras.

 

Maior força do rugby feminino na América do Sul, o Brasil está garantido na Olimpíada de Tóquio (Japão), adiada para o ano que vem. A vaga foi obtida com a conquista do segundo dos três sul-americanos disputados - e vencidos - no ano passado, em Lima (Peru). A única vez que as Yaras não levaram o título continental foi em 2015, quando não participaram.

(Texto: Lincoln Chaves/Agência Brasil. Foto: Sudamerica Rugby)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!