Offline
CBAt é destaque no Ranking Transparência 2020
28/01/2021 12:09 em Atletismo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi um dos destaques do “Ranking de Transparência - Confederações Olímpicas Brasileiras de 2020”, realizado pela primeira vez na parceria Gestão em Jogo - Liga de Administração Esportiva (LAE). A análise, completamente independente, utilizou critérios definidos com o objetivo central de identificar as melhores práticas de transparência e prestação de contas nas entidades que gerem as modalidades esportivas em Jogos Olímpicos de Verão. Em 2020, a CBAt, mesmo num ano tão difícil e cheio de desafios provocados para pandemia ficou em primeiro lugar e recebeu nota 10 no Programa Gestão, Ética e Transparência (GET), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), demonstrando mais uma vez sua firmeza no cumprimento de rígidas ações de governança e na evolução da gestão.



A CBAt ficou em segundo lugar nas avaliações do Ranking da Transparência, com 40 pontos, empatada com a Confederação Brasileira de Vôlei. A primeira colocação ficou com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com 41 pontos. A Confederação Brasileira de Vela e Motor ficou em quarto lugar, com 39, seguida da Confederação Brasileira de Esgrima e da Confederação Brasileira de Rugby, com 38 pontos.



A CBAt recebeu nota máxima nos quesitos demonstrações contábeis, estatuto, cargos e salários, missão, visão e valores, acesso a informações no site, competições e eleições.



O levantamento foi realizado nos portais oficiais das entidades e consistiu em verificar nove itens considerados essenciais para a avaliação do nível de transparência e prestação de contas, cada um deles contendo subitens, com pesos iguais, para a nota final do índice. O critério foi a disponibilização de demonstrações contábeis, estatuto, cargos e salários, organograma, missão, visão e valores, facilidade no acesso à informação, competições, eleições e documentos oficiais nos sites.



“Fiquei muito feliz com a informação porque na minha posse na CBAt disse que a comunidade teria transparência”, comentou o presidente do Conselho de Administração da entidade, Warlindo Carneiro da Silva Filho. “Tiramos nota máxima no GET/COB, no ano passado, e agora novo reconhecimento. Isso mostra o valor de nossa gestão coletiva, onde todos que fazem parte desta sociedade atlética são responsáveis por estas avaliações positivas”, disse, referindo-se aos atletas, que representam “a célula mater do atletismo brasileiro”, ao lado dos treinadores, clubes e federações, além de funcionários e colaboradores da CBAt.



O trabalho do Ranking da Transparência, coordenado pelo professor Renan Barabanov, foi feito por pesquisadores entre os dias 15 de outubro e 16 de dezembro de 2020. Na sequência, os dados obtidos foram revisados e agrupados para dar forma ao ranking final e sub-rankings específicos de cada critério.



O Gestão em Jogo é uma plataforma criada para unir a prática profissional e o conhecimento científico no debate da gestão do esporte. Já a LAE é uma entidade responsável por preparar estudantes de administração, economia e direito do Ibmec-SP para o mercado esportivo.

 

(CBAt)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!