Offline
COB e Governo de Sergipe farão parceria para implantação do Programa Transforma
13/02/2021 10:15 em Jogos da Juventude

O Comitê Olímpico do Brasil participou na última quinta-feira, dia 11, de uma reunião de trabalho com a vice-governadora de Sergipe Eliane Aquino e a Superintendente Especial de Esportes estadual, Mariana Dantas. O encontro definiu a adesão de estado ao Programa Transforma, do COB, que prevê a promoção dos valores olímpicos e o estímulo à formação integral do ser humano no ambiente escolar. Sergipe será o primeiro estado do Nordeste a formalizar a iniciativa, que será implementada previamente à realização dos Jogos da Juventude, que ocorrerão em Aracaju entre os dias 16 de novembro e 01 de dezembro deste ano.

Pelo COB, participaram da reunião Kenji Saito, gerente executivo de desenvolvimento esportivo do COB, Joana Barcelos e Mariana Ribeiro, integrantes da equipe de Cultura e Valores Olímpicos, área responsável pelo Transforma no COB. O Programa vai oferecer formações gratuitas a profissionais de Educação que atuam com crianças, adolescentes e jovens do ensino fundamental e médio. 

“Temos potencial para atingirmos cerca de 700 profissionais de Educação em Sergipe durante este ano. O Transforma é o programa do COB de promoção dos valores olímpicos, e que também faz parte das ações complementares dos Jogos da Juventude. Estamos muito felizes com a oportunidade de levar a temática olímpica por meio de ações e cursos para o estado de Sergipe”, pontuou Kenji Saito, que durante a reunião também fez uma apresentação contextualizando todas as atividades ligadas à realização dos Jogos da Juventude e que impactam positivamente toda a comunidade que os recebe.

Dentro da ação Transforma que será levada a Sergipe, serão realizados dois cursos: “Valores Olímpicos para a Vida”, disponível para todos os professores, e “Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos”, voltado aos professores de Educação Física.

“Acredito que a junção do esporte e da arte com a educação tem um poder de transformação social muito forte. Sem dúvida, a realização do Transforma em nosso estado impactará positivamente não apenas a vida dos professores e demais profissionais da Educação que tiverem acesso direto às formações, mas, sobretudo, os alunos e suas famílias. Por isso, sem dúvida alguma, o Governo de Sergipe tem todo o interesse em construirmos mais uma parceria exitosa e que poderá continuar gerando bons frutos mesmo após o término do projeto”, destacou a vice-governadora Eliane Aquino. 

A expectativa da Superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, é que o projeto consiga abranger o maior número possível de municípios. “Através de uma metodologia que envolve valores olímpicos como respeito, amizade, solidariedade e espírito de equipe, podemos estimular não apenas a formação dos professores, mas também que os alunos ampliem seu rendimento escolar. A ideia é que possamos trabalhar ao longo de todo este ano e já em novembro, durante os Jogos da Juventude, possamos colher bons frutos da iniciativa”. A Superintendente ressaltou ainda que essa articulação com o COB só foi possível porque Sergipe foi escolhido para sediar os Jogos da Juventude. 

Conheça o Transforma

 

Em pouco mais de dois anos de atividades, o Transforma atendeu 19 escolas em todo o país, impactando impactadas mais de 5.500 crianças do Ensino Fundamental I e II, de 6 a 14 anos. O Programa Transforma capacitou professores das escolas parceiras com os cursos online de Valores Olímpicos para a Vida (VOV) – só neste curso foram 2.282 profissionais -   e o de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), além de realizar formações presenciais com palestras, dinâmicas e webinars.

(Texto: COB. Foto: Washington Alves/COB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!