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Guarda Municipal de Maringá quintuplica atendimentos em 2021
18/03/2021 10:33 em Notícias de Maringá
Com a pandemia de Covid-19, a Guarda Municipal de Maringá tem trabalhado como nunca. Antes e nos primeiros dias da pandemia, entre 1º de janeiro e 15 de março de 2020, foram 770 atendimentos pela GM. No mesmo período desse ano, o número subiu 4,1 mil atendimentos, aumento de 532%. 
 
“Estamos motivando os guardas municipais com treinamento, qualificação, convênios e parcerias com outras unidades de segurança”, explica o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli.
 
Entre os treinamentos já feitos estão o de retenção de arma de fogo e algemamento com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Também treinamento de tiro com a Polícia Militar, de motopatrulha, sobre legislação, entre outros.
 
A GM também tem fundamental participação nas vistorias do Grupo de Gestão Integrada (GGI) para verificar o cumprimento dos decretos estadual e municipal em prevenção ao coronavirus. Desde o ano passado há ações, integradas com as forças de segurança do governo do Paraná, verificando denúncias da comunidade e dando apoio para agentes das secretarias nas vistorias em espaços públicos e estabelecimentos. 
 
Entre os atendimentos que mais aumentaram estão a ordem de serviço - quando é solicitado apoio da GM para alguma atividade.  Entre 1º de janeiro e 15 de março do ano passado foram 182 atendimentos contra 1.276 no mesmo período desse ano. Em abordagens a suspeitos, o aumento foi de 7 para 83; perturbação de sossego, subiu de 127 para 338; e violência doméstica, de 250 para 648. “A comunidade acostumou a procurar mais a Guarda Municipal. Sente confiança que podemos ajudar, resolver problemas”, comenta o comandante da GM, Adriano Almeida de Souza. 
 
DADOS
NATUREZA / 2020 / 2021
● ordem de serviço - 182 / 1.276 
● perturbação do sossego- 127 / 338 
● violência doméstica - 250 / 648
● patrulhamento preventivo - 109 / 950 
● danos ao patrimônio - 33 / 2
● abordagem a suspeito - 7 / 83
● maus tratos a animais - 2 / 20
 
COMPARATIVO
Entre 1º de janeiro e 15 de março
● 2020 - 700 atendimentos
● 2021 - 4,1 mil atendimentos
(Texto: Andye Iore/PMM)
 
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