Offline
Maringá vacina neste sábado pessoas com comorbidade até as 14h
08/05/2021 10:41 em Notícias de Maringá
Guilherme Augusto Barbosa, 37 anos, foi o primeiro a chegar na UBS Zona 7 para garantir a 1ª dose da vacina contra a covid-19 neste sábado, 8. A imunização para  pessoas com comorbidade e outros grupos definidos pelo Ministério da Saúde segue até às 14 horas nas UBSs Zona 7 e Iguaçu.
 
As maringaenses Taiane Bughi, 29 anos, e a Tamires Silva, grávida de 9 meses da Helena, também receberam a 1ª dose da vacina AstraZeneca neste sábado. O movimento na unidade está tranquilo, com distribuição de senhas.
 
Na segunda, 10, também ocorrerá a vacinação para o mesmo grupo nas UBSs Zona 7 e Iguaçu, das 8h às 14h. Hoje e segunda a imunização está suspensa para 1ª e 2ª dose de pessoas com 60 anos ou mais.
 
Quem pode vacinar nos dias 8 e 10 de Maio?
- Pessoas com doença renal crônica em diálise, de 18 a 59 anos;
- Pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), de 55 a 59 anos;
- Pessoas com síndrome de down, de 18 a 59 anos;
- Gestantes e puérperas com comorbidade, com idade igual ou maior que 18 anos.
 
Confira a descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, no Plano Nacional de Imunização. As comorbidades com maior incidência são hipertensão arterial resistente e diabetes, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, entre outros. Conforme a evolução desta primeira fase de imunização dos portadores de comorbidades, a Secretaria de Saúde de Maringá irá anunciar as datas de vacinação de outros grupos (com comorbidade).
 
Emissão da declaração
Os pacientes com comorbidade deverão apresentar documento oficial com foto e uma declaração comprobatória, assinada e certificada por um médico, que ficará retida no momento da vacinação. Em geral, os médicos deverão ter o formulário da declaração. Os mesmos estão disponibilizados no site Prefeitura de Maringá (Confira o link), no Sistema Único de Saúde (SUS) e Conselho Regional de Medicina (CRM) Paraná.
(Foto: Mileny Melo/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!