Brasileiros se apresentam no Pan Americano de Ginástica de Trampolim
12/06/2021 11:54 em Ginástica

Caçula das modalidades da ginástica presentes na programação dos Jogos Olímpicos, a Ginástica de Trampolim apresenta, no Brasil, um crescimento de seu nível técnico. Camila Gomes ocupa o 22º lugar no ranking, e ficou bem perto de uma vaga olímpica. Como a canadense Rosannagh MacLennan foi vice-campeã no Mundial de Tóquio, em 2019, a competição do continente ao qual pertence a atleta, o Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, não terá classificatório para a Olimpíada de Tóquio.

Na disputa individual masculina do Mundial de 2019, como nenhum representante do continente americano conseguiu ficar entre os primeiros nem obteve vaga via ranking, o Pan de Ginástica de Trampolim, que começa nesta sexta-feira (11) e vai até domingo, na Arena Carioca 1, poderá oferecer uma vaga olímpica. A decisão cabe à FIG (Federação Internacional de Ginástica).

+ TÓQUIO 2020: Conheça as vagas do Time Brasil nos Jogos

O brasileiro Rayan Dutra, 43º no ranking da FIG (Federação Internacional de Ginástica), luta pela vaga. Segundo Tatiana Figueiredo, Coordenadora da Seleção de Ginástica de Trampolim e uma das treinadoras da Seleção, os principais adversários serão o norte-americano Jeffrey Gluckstein (30º), irmão do namorado de Camila, o colombiano Ángel Hernandez Recalde (55º) e Rubén Padilla, também dos EUA.

“Definitivamente teve um crescimento absurdo na Ginástica de Trampolim do Brasil. Sempre tive o sonho de integrar a Seleção Brasileira. Com as competições de 2019, fui ganhando mais experiência. Eu me sinto mais pronto para competir em alto nível internacionalmente. Meu crescimento está ótimo, gradual, e estamos aí para crescer mais”, diz Rayan.

Alice Hellen, 43ª no ranking individual e parceira de Camila na dupla de trampolim sincronizado do Brasil, que chegou a ser líder do ranking e que conquistou bronze na etapa de Baku da Copa do Mundo, em 2019, também observa um desenvolvimento muito grande na modalidade no Brasil. “O ano de 2018 foi um ano incrível para o trampolim do Brasil. Começamos a ter grandes resultados internacionais, tanto no individual quanto no sincronizado. Em 2019, tivemos a medalha de Baku e melhora na pontuação individual nas etapas da Copa. Ganhamos experiência e bagagem”.

Na opinião da atleta, a visibilidade que será proporcionada pelo Pan deverá ser uma grande alavanca para que a modalidade se desenvolva ainda mais no País. “O Campeonato Pan-Americano é muito importante para a modalidade e para nós, pois ficamos muito tempo longe das competições. Retornar em uma competição com o nível deste Pan é incrível. A competição será televisionada e mais pessoas poderão ver e conhecer nossa modalidade”.

Tatiana também considera muito positivo o momento da Ginástica de Trampolim do Brasil nos últimos anos. “Tivemos pela primeira vez atletas que conseguiram ser semifinalistas no Mundial de 2018, Camila na 14ª colocação e Alice na 15ª. No Mundial de 2019, Camilla novamente foi a 14ª. Rayan Castro é extremamente talentoso e também tem obtido bons resultados para o Brasil nas competições internacionais”.

A coordenadora, que representou o Brasil como atleta da Ginástica Artística na Olimpíada de Los Angeles-84 e hoje é uma das principais treinadoras de Ginástica de Trampolim do País, também já acena para o futuro. “Aqui teremos também atletas da categoria dos 17 aos 21 anos, que estão disputando vagas para os Jogos Pan-Americanos Júnior”.    

Diego Satiro, Coordenador Técnico de Ginástica de Trampolim e treinador, deixa claro que surpresas sempre podem ocorrer na modalidade. “O trampolim é um pouco imprevisível. Um pequeno erro pode tirar um atleta da classificação. Todo mundo está sujeito a isso”.

De qualquer forma, o especialista está satisfeito com os progressos que enxerga nos ginastas brasileiros. “Existe um incentivo muito grande da CBG nos atletas, proporcionando o crescimento deles. A gente percebeu que tivemos bons resultados nos Jogos Sul-Americanos, Pan-Americanos e no Mundial. O nível de pontuação está melhorando, assim como o ranking. Todo o investimento da CBG está se revertendo em bons resultados”.

(Foto: Wander Roberto/CBG)

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!