Mondelēz International avança na agenda de ESG em direção às metas de 2025
18/06/2021 12:50 em Notícias Internacionais

A Mondelēz International, líder global em snacks e dona de marcas como Bis, Lacta, Oreo, Tang, Club Social, Halls e Trident, publicou o relatório Snacking Made Right, que reforça o progresso da companhia em suas metas de ESG ao longo de 2020. O conteúdo demonstra a evolução contínua da Mondelēz International para liderar o futuro dos snacks no mundo, destacando como a abordagem diferenciada da companhia sobre o tema está impulsionando a sua atuação em escala global para promover mudanças positivas para os consumidores e o meio ambiente. 

“Fazer o snack da maneira certa é o que nos guia na Mondelēz International. Temos um compromisso com a sociedade e queremos criar um impacto positivo com o nosso negócio. No ano passado, o nosso propósito foi mais relevante do que nunca, nos ajudou a conquistar avanços importantes em nossos compromissos de ESG e a expandir as nossas metas arrojadas. Seguimos focados em construir uma empresa de snacks sustentável, minimizando nosso impacto no meio ambiente e ao mesmo tempo sendo uma organização mais diversa, justa, inclusiva e transparente”, conta Maria Claudia Souza, Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil.

Uma das principais metas da companhia é ter 100% do volume de cacau para marcas de chocolate provenientes de fontes sustentáveis através do Cocoa Life, programa de sustentabilidade do cacau, até 2025. Ao final de 2020 a Mondelēz International alcançou 68% do volume total obtido pelo programa. No Brasil, o Cocoa Life já investiu cerca de R$ 6 milhões e conta com o apoio da marca centenária Lacta, com os produtos Intense. Em 2020 o programa excedeu a produção de cacau necessária para atender toda a linha. A meta é chegar a 100% do chocolate produzido no Brasil através do programa até 2024. O Cocoa Life conta com 700 produtores registrados no país, que graças aos incentivos do programa conseguiram mais de R$ 1 milhão em crédito no ano passado, através do PRONAF Floresta, para impulsionar os seus negócios.

Compromissos Cocoa Life no Brasil:

  • Investimento de R$ 10 milhões até 2022
  • Transformar 1000 hectares de áreas de pastagem em agrofloresta de cacau
  • Reestruturar 750 hectares de fazendas de cacau com novo manejo agroecológico do solo
  • Restaurar 500 hectares de mata ciliar
  • Ampliar em 50% o número de produtores, famílias e trabalhadores indiretos beneficiados pelo programa no Brasil
  • “Central de assistência técnica remota” instituída para atendimento durante a pandemia
  • Treinamento e capacitação de produtores sobre Diversidade, Inclusão e Empoderamento Feminino
  • Doação de R$ 300 mil em EPIs e sanitizantes

Os esforços da Mondelēz International para entregar mudanças positivas levaram a resultados importantes e com impactos nos negócios. Em 2020, a empresa progrediu significativamente em relação às suas metas de sustentabilidade e bem-estar e excedeu algumas delas:

Impacto ambiental

  • Redução de +20% de CO² em toda a operação, excedendo a meta de 15%
  • Redução de +30% no uso prioritário de água, superando a meta de 10%
  • Redução de +30% no total de resíduos das operações de fabricação, superando a meta de 20%

Inovação em embalagens

  • 94% das embalagens projetadas para serem recicláveis

Suporte à comunidade

  • Distribuiu mais de US$30 milhões globalmente para ajuda ao combate da COVID-19

Acelerando a Diversidade, Igualdade e Inclusão

Além disso, a Mondelēz International está intensificando seus compromissos com a diversidade e a inclusão. Em 2020, a empresa anunciou compromissos robustos ao mesmo tempo em que nomeou o seu primeiro Diretor de Diversidade e Inclusão. No Brasil, a companhia criou um Comitê de Diversidade para promover o avanço em representatividade e pertencimento em todas as áreas em que atua no país. O grupo trabalha de forma conjunta com colaboradores e liderança em quatro frentes: Gênero, LGBTQIA+, PCD e Étnico-Racial. O Comitê também está envolvido em todas as iniciativas de marketing da Mondelēz Brasil para garantir representatividade em todas as ativações e campanhas, como o sucesso Oreo Faz de Contos, para o Dia dos Pais do ano passado.

Diversidade e Inclusão no Brasil em 2020:

  • Equidade salarial;
  • 40% da população MDLZ é mulher, 45% dos cargos de liderança são ocupados por elas
  • Criação de um comitê de diversidade;
  • Roda de conversa com colaboradores e liderança;
  • Licença maternidade e paternidade estendida, incluindo casais homoafetivos;
  • Banco de talentos exclusivo para Mulheres, Etnico-Racial, PCDs e LGBTQIA+;
  • Parceira com EmpregueAfro, iigual, Empodera e Mulheres no Comando para implementação das políticas internas de diversidade;

O relatório Snacking Made Right também reafirma as metas ambientais da Mondelēz International para 2025, incluindo:

  • Redução de 10% nas emissões de CO² de ponta a ponta
  • 100% das embalagens projetadas para serem recicláveis e rotuladas com informações de reciclagem
  • Redução de 25% no uso de plástico rígido virgem

Para acessar o Relatório ou ler o resumo do sumário (em inglês), acesse: Relatório Snacking Made Right.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!