Os números do técnico Tite nos 5 anos de Seleção Brasileira
20/06/2021 14:36 em Futebol - Eliminatórias Sul-Americanas

Há cinco anos, o comando da Seleção Brasileira atende pelo nome de Tite. O treinador completa, neste domingo (20), mais um ano como técnico da Amarelinha, onde tem grandes números, conquistas e mantém vivo o sonho de ser campeão do mundo.

Junto com os auxiliares técnicos Cleber Xavier e Matheus Bachi, que também comemoram os cinco anos de trabalho, Tite assumiu a Seleção Brasileira em junho de 2016. Logo em suas primeiras partidas, a comissão mostrou a que veio. Foram nove vitórias nos primeiros nove jogos, que levaram o Brasil de fora da zona de classificação para a Copa do Mundo até a melhor campanha na história das Eliminatórias Sul-Americanas.

Coincidentemente, é a mesma sequência que a Seleção ostenta atualmente. Depois de derrotar o Peru por 4 a 0 pela CONMEBOL Copa América, a Canarinho chegou a nove vitórias consecutivas, confirmando a grande fase que vive sob o comando de Tite.

Ao todo, são 56 jogos como técnico da Seleção, com 42 vitórias, 10 empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de 81% dos pontos disputados. Em jogos oficiais, o rendimento da Canarinho com Tite é ainda melhor: são 31 partidas, com 26 vitórias, quatro empates e somente uma derrota. Nestas 31 partidas, a Seleção marcou 76 gols (média de 2,4 por jogo) e sofreu nove gols (média de 0,3 por partida).

Seleção Brasileira com Tite


Jogos: 56

Vitórias: 42

Empates: 10

Derrotas: 4

Aproveitamento: 81%

Gols marcados: 123

Gols sofridos: 19

O grande início


Tite teve um começo de trabalho histórico pela Seleção Brasileira. Contratado em junho de 2016, o técnico convocou a Seleção pela primeira vez para duas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA da Rússia. Logo de cara, derrotou o Equador por 3 a 0 em Quito. O jogo seguinte foi na Arena da Amazônia e o Brasil superou a Colômbia por 2 a 1.

A dobradinha era uma boa prévia do que viria a seguir: a Seleção emplacou nove vitórias nos primeiros nove jogos sob o comando de Tite, saltando na tabela de classificação das Eliminatórias. O Brasil, que estava fora da zona de classificação para a Copa do Mundo, não só confirmou sua vaga no Mundial como o fez com a melhor campanha da história da competição.

A Copa do Mundo


A Seleção Brasileira chegou à Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 em grande fase. Em sua estreia no Mundial, Tite conduziu o Brasil ao primeiro lugar no Grupo E. Na primeira rodada, a Canarinho ficou no empate por 1 a 1 com a Suíça. Nos dois jogos seguintes, duas vitórias por 2 a 0, sobre Costa Rica e Sérvia, que garantiram o primeiro lugar.

O primeiro confronto da Seleção no mata-mata foi contra o México. Em um jogo muito pegado, o Brasil comprovou sua superioridade e derrotou os mexicanos por 2 a 0. Nas quartas de final, a Seleção Brasileira enfrentou a Bélgica, em um dos melhores jogos da Copa do Mundo. Decidida nos detalhes, a partida foi vencida por 2 a 1 pelos belgas, que avançaram na competição.

A Copa América e o título no Maracanã


Durante muito tempo, Tite falou que não se sentiria completo como técnico da Seleção Brasileira antes de disputar uma partida no Maracanã. Palco de duas finais de Copa do Mundo FIFA, o lendário estádio seria a casa de um momentos mais inesquecíveis para o treinador brasileiro. No dia 7 de julho de 2019, Brasil e Peru entraram em campo para a final da CONMEBOL Copa América.

Diante de quase 70 mil pessoas, a Seleção Brasileira venceu por 3 a 1 e conquistou o seu nono título sul-americano, o primeiro de Tite. A Copa América de 2019 marcou também um importante ponto de virada no ciclo para a Copa do Mundo FIFA do Catar 2022. Foram seis jogos, com quatro vitórias do Brasil, dois empates, com 13 gols marcados e somente um sofrido.

As maiores goleadas


Em três oportunidades, Tite conduziu a Seleção Brasileira a vitórias por 5 a 0, o maior placar feito pela Canarinho sob seu comando em jogos oficiais. Duas dessas goleadas foram justamente contra o mesmo adversário: a Bolívia. O primeiro 5 a 0 contra os bolivianos foi na terceira partida da Seleção com Tite. Em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, na Arena das Dunas, em Natal, o Brasil não tomou conhecimento da Bolívia e venceu com gols de Neymar, Philippe Coutinho, Filipe Luís, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Quatro anos depois, veio mais uma goleada sobre a Bolívia. Na rodada de abertura das Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA Catar 2022, o Brasil recebeu os bolivianos na Neo Química Arena, em São Paulo. Com gol de Philippe Coutinho, Roberto Firmino (2), Marquinhos e Carrasco (contra), a Seleção repetiu o placar diante da Bolívia e começou bem sua caminhada rumo ao Mundial do Catar.

Em 2019, vieram mais duas grandes goleadas. Em jogo preparatório para a Copa América, o Brasil goleou Honduras por 7 a 0 no Beira-Rio, a maior goleada da Era Tite. Na competição, veio mais uma grande vitória, outro 5 a 0. Na fase de grupos, a Canarinho goleou o Peru na Neo Química Arena. Os gols da partida foram marcados por Casemiro, Daniel Alves, Everton, Roberto Firmino e Willian.

O caminho para o Catar e a defesa do título da América


No segundo semestre de 2020, a Seleção Brasileira começou sua caminhada para a Copa do Mundo FIFA Catar 2022. E foi no melhor estilo Tite: com uma grande sequência de vitórias. O Brasil venceu os seus primeiros seis jogos nas Eliminatórias, superando Bolívia, Peru, Venezuela, Uruguai, Equador e Paraguai.

A Canarinho emendou esse grande início nas Eliminatórias com a disputa da CONMEBOL Copa América 2021, que seguiu da mesma forma. O Brasil derrotou Venezuela e Peru nas duas primeiras rodadas da competição, com sete gols marcados e nenhum sofrido, abrindo bem a defesa do título da Copa América.

Com o jogo preparatório contra a Coreia do Sul, ainda em 2019, as seis rodadas das Eliminatórias e os dois primeiros jogos da Copa América, a Seleção chegou à marca de nove vitórias consecutivas, igualando a melhor sequência na Era Tite, que foram justamente os nove primeiros jogos com o treinador.

Últimas nove vitórias da Seleção Brasileira

Brasil 3 x 0 Coreia do Sul - Jogo Preparatório 

Brasil 5 x 0 Bolívia - Eliminatórias da Copa

Peru 2 x 4 Brasil - Eliminatórias da Copa

Brasil 1 x 0 Venezuela - Eliminatórias da Copa

Uruguai 0 x 2 Brasil - Eliminatórias da Copa

Brasil 2 x 0 Equador - Eliminatórias da Copa

Paraguai 0 x 2 Brasil - Eliminatórias da Copa

Brasil 3 x 0 Venezuela - CONMEBOL Copa América

Brasil 4 x 0 Peru - CONMEBOL Copa América

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!