O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do Hospital Universitário (HUM) da UEM aborda o fenômeno da violência sexual com o público da Expoingá 2025. Durante 10 dias, este e outros setores do Hospital participarão ativamente de uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, no Pavilhão Azul do Centro de Eventos de Maringá.
Segundo a coordenadora do NVEH do HUM, Mariluci Pereira de Camargo Labigalini, a intenção da ação do NVEH é focar em responsáveis legais, além de adolescentes de escolas públicas e privadas de Maringá e região, que visitarão a feira em peso nesses dez dias de evento. “O HUM é referência no atendimento à violência sexual contra meninas e meninos”, ressaltou a coordenadora do setor.
O NVEH esclarece que, em caso de violência sexual, a principal orientação é que a vítima procure o atendimento o mais rápido possível, no Pronto Atendimento do Hospital Universitário e em até 72 horas, para que o contágio por doenças sexualmente transmissíveis e também a gravidez (em caso de mulheres) seja evitada. “Os índices são crescentes e temos que divulgar essas ações, para alcançar o máximo possível de responsáveis legais e também jovens”, afirmou Mariluci.
Entre janeiro e abril de 2025, o Hospital Universitário de Maringá atendeu a 69 casos de violência sexual de toda a 15ª Regional de Saúde de Maringá.
(Willian Fusaro/Comunicação HUM)