A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira, 7, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guaiapó/Requião, a “Formatura de Bebês', uma homenagem especial às crianças que completaram seis meses de aleitamento materno exclusivo ou que seguem com amamentação mista até os dois anos de idade. O evento foi realizado em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno de Maringá e reuniu mães e filhos que fazem acompanhamento na unidade.
A ação teve como objetivo reforçar a importância da amamentação nos primeiros anos de vida e parabenizar as mães pela construção do vínculo com o bebê. “O leite materno é um elo de afeto, proteção e nutrição. Iniciativas como essa são fundamentais para reforçar a importância da linha de cuidado materno-infantil, uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
Durante o evento, a presidente do Comitê de Aleitamento Materno, enfermeira Rita Carvalho, destacou que o aleitamento é um gesto de conexão profunda com o bebê. “O leite materno é o primeiro grande vínculo que o bebê faz fora do útero, oferecendo todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável. Nossa missão é esclarecer dúvidas, apoiar e empoderar as mães para que se sintam seguras nesse processo tão importante”, ressaltou.
Além da entrega simbólica de diplomas às famílias, as participantes receberam orientações sobre a importância do acompanhamento de saúde nas UBSs. A linha de cuidado materno-infantil engloba desde o pré-natal e vacinação da gestante, até o acompanhamento da criança nos primeiros anos de vida, incluindo a atualização da carteirinha de vacinação.
“Este evento será expandido para as demais UBSs do município para incentivar o cuidado com a saúde, desde a descoberta da gravidez até os primeiros meses de vida. A prevenção e o acompanhamento médico são fundamentais para a redução da mortalidade materno-infantil”, enfatizou o secretário de Saúde.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça às mães maringaenses a necessidade de concluir o pré-natal, manter as vacinas em dia e levar o bebê para acompanhamento nas UBSs.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)