O Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), localizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistou um resultado de destaque no ranking que considera as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, divulgado pelo site Melhor Escola. Com média de 548,09, a instituição detém a maior nota da região de Maringá entre as escolas públicas.
O resultado das escolas foi divulgado pelo Inep na última semana e considera uma média das pontuações da redação e das quatro áreas objetivas (Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) de todos os alunos da escola que prestaram a prova. Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A diretora-geral Alessandra Martinho ressaltou que a grande maioria dos 90 estudantes do terceiro ano do ensino médio de 2024 realizou a prova. “Para a escola é um orgulho, porque nosso objetivo é formar esses alunos para continuar seus estudos. Além disso, é fruto do trabalho árduo dos professores e de toda a equipe, o que mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
No CAP, os estudantes são preparados para os processos seletivos da UEM e, consequentemente, para o Enem. De acordo com Martinho, a equipe pedagógica planeja os conteúdos trabalhados durante o ano no ensino médio atendendo a essas demandas, em consonância com o currículo determinado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). Além disso, busca fazer aulas extras em preparação para os processos seletivos e vestibulares.
O NRE de Maringá abrange 25 municípios e gerencia 93 escolas estaduais, com mais de 73 mil matrículas. Em Maringá, são 38 escolas. Este ano, o CAP também comemorou a quantidade de aprovações na UEM. Da turma formada no final de 2024, 30% dos alunos foram aprovados em algum curso de graduação da universidade.
Parceria UEM - CAP
O Colégio de Aplicação Pedagógica opera em convênio com a UEM. O prédio é da universidade e a gestão e contratação de funcionários fica sob responsabilidade da Seed. A UEM também atua na escola com programas de estágio, projetos de extensão, bolsas de iniciação científica para estudantes do ensino médio e bolsas-trabalho, ofertadas a estudantes de graduação.
Além de Alessandra Martinho, o colégio tem duas diretoras-auxiliares: Sandra Regina Andrade Stipp e Alaíde Paulino Sobrinho, esta última representante da UEM. O CAP tem, atualmente, 1.470 alunos, entre ensino regular e projetos extracurriculares. A escola é referência em altas habilidades e contabiliza cerca de 100 alunos nessa modalidade.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)