Offline
MENU

Na rede municipal de ensino de Maringá, podcast transforma alunos com altas habilidades em protagonistas
Por Administrador
Publicado em 15/09/2025 18:33
Notícias de Maringá

Em Maringá, a Escola Municipal Osvaldo Cruz transforma o aprendizado em um espaço de descobertas e protagonismo. Na Sala de Recursos de Altas Habilidades e Superdotação, um grupo de 18 alunos desenvolvem projetos voltados ao desenvolvimento de potencialidades, criatividade e autonomia. Entre as ações, está o ‘Podcast na Escola’, iniciativa que é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar.

Quem acompanha as atividades da sala percebe um ambiente vivo, cheio de energia e curiosidade. A professora Sueli Cordeiro dos Santos, idealizadora do projeto, incentiva os estudantes a escolherem personalidades que consideram importantes para a sociedade, a pesquisarem o currículo delas, elaborarem perguntas e conduzirem entrevistas em formato de podcast. “Cada criança escolhe uma pessoa, faz uma pesquisa, traz para mim, redigimos juntos as questões e confeccionamos os convites para as pessoas”, explica Sueli.

Para a estudante Isabela de Assis, a experiência tem sido única. “Eu acho muito legal poder falar com pessoas importantes para a sociedade”, diz. Lilian Garcia, mãe de um dos alunos da Sala de Recursos, afirma que o projeto traz felicidade e incentivo para a família. “Eu fico muito feliz do meu filho estar participando de algo diferente. Ele adora estar nesse podcast da sala de altas habilidades.”

A Sala de Recursos oferece atividades personalizadas que valorizam as diversas aptidões das crianças, desde matemática, jogos de raciocínio, história e até a pintura. O “Podcast na Escola” é uma das formas pelas quais esses talentos encontram expressão e significado. “No podcast, os alunos desenvolvem habilidades de expressão oral, facial e escrita, além da interação entre eles”, comenta a professora Sueli dos Santos.

A secretária de Educação, Adriana Palmieri, foi uma das entrevistadas dos alunos no podcast. “Fiquei honrada em participar do projeto e muito feliz com a participação dos alunos e pela iniciativa da professora Sueli. O projeto representa uma ferramenta pedagógica importante para os alunos, que podem se expressar, dialogar e aprender mais sobre os temas que têm interesse”, diz. 

A iniciativa é uma celebração da diversidade de talentos e do poder do conhecimento compartilhado. É um convite para que toda a comunidade escolar se envolva, conheça e valorize as histórias e as vozes que nascem dentro das escolas, preparando as crianças para um futuro cheio de possibilidades. 

(Fonte: PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!