Offline
MENU

UEM inaugura centro de pesquisa para alavancar suinocultura no Paraná
Por Administrador
Publicado em 28/09/2025 09:46
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugurou, na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), o Centro de Referência em Pesquisa e Desenvolvimento em Suinocultura (Cerpedes), instalação que contribui para modernizar a pesquisa suinícola no Paraná e alçar a instituição à vanguarda do segmento no País.

O Cerpedes se integra ao setor de suinocultura da FEI, referência em estudos na área há mais de 40 anos, operando a atividade de criação e gestão de suínos para produção de carne com tecnologia de automação inteligente e comedouros eletrônicos que permitem o acompanhamento individual do desempenho de cada animal envolvido no processo.

O reitor, Leandro Vanalli, fez questão de enfatizar a importância estratégica do investimento em infraestrutura de pesquisa na FEI. Tais investimentos, segundo ele, gerarão frutos concretos que se traduzirão em ganhos reais e sustentáveis para a suinocultura do Paraná, um estado que já se destaca como vice-líder nacional na produção de carne suína.

“A materialização desse compromisso é a inauguração do Centro de Referência em Pesquisa e Desenvolvimento em Suinocultura, que não apenas moderniza a pesquisa suinícola no estado, mas também projeta a nossa UEM à vanguarda do segmento no País, consolidando a posição do Paraná como um polo de excelência e inovação tecnológica no agronegócio, beneficiando diretamente milhares de produtores e a economia de inúmeros municípios que dependem desta cadeia produtiva”, disse o reitor.

Da maternidade à ração: estrutura de ponta para gerar ciência aplicada

Com adição do Centro, cuja construção contou com recursos próprios, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da iniciativa privada, a estrutura da FEI foi revitalizada e expandida, incorporando as seguintes novas instalações:

  • Maternidade climatizada com ar-condicionado de 60 mil BTUs, aquecimento renovado para leitões e telhas especiais para conforto térmico;
  • Sistema de gestação coletiva, que atende às exigências internacionais de bem-estar animal;
  • Comedouros eletrônicos com Identificação por Radiofrequência (RFID), que garantem a nutrição precisa de cada matriz;
  • Fábrica de rações experimentais para assegurar a qualidade dos alimentos usados nas pesquisas.

De acordo com o coordenador do Cerpedes, Paulo Cesar Pozza, a modernização vai permitir “o desenvolvimento de pesquisas de alto nível, tanto acadêmicas quanto em parceria com a iniciativa privada”.

Impacto além da universidade

O Centro também vai contribuir com o Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas), fornecendo proteína suína ao Restaurante Universitário (RU) e se articulando ao fortalecimento das políticas de assistência e permanência estudantil da UEM.

Além do coordenador do Centro e do reitor, também prestigiaram a inauguração o chefe de gabinete da Reitoria, Wilson Wesley Wutsow, o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade, os coordenadores Vagner de Alencar Arnault de Toledo (FEI), Altair Bertonha (Pasas) e Sidinei Silvério da Silva, do Escritório de Projetos e Processos (EPP). Completam a lista de presentes ao evento na FEI os assessores Canuto Vieira Netto e Mileny Gracite de Melo, além de professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação. 

(Fábio Candido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!