A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), realizou na quarta-feira, 15, a entrega do Prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente. A premiação é uma homenagem para instituições e personalidades que contribuem para a preservação do meio ambiente. A iniciativa reconhece o papel importante da comunidade em defesa da conservação ambiental. A solenidade ocorreu no Parque do Ingá e fez parte das comemorações do aniversário de 54 anos da unidade de conservação.
Nesta edição, foram premiadas duas pessoas e uma instituição. O prêmio foi entregue ao mestre em geografia e servidor do Instituto Água e Terra (IAT) por 15 anos, Francisco de Assis Pinheiro Dantas; ao engenheiro agrônomo, consultor e auditor ambiental, Osvaldo Danhoni; e a Copel Distribuição pelo projeto ‘Redes Aéreas Compactas’, tecnologia pioneira no Brasil e que reduziu a necessidade de podas, o que preservou a vegetação e ampliou qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia.
O prefeito Silvio Barros destacou o aspecto simbólico e inspirador da premiação. “É uma oportunidade de reconhecimento, em que lembramos e valorizamos boas referências. Precisamos ter pessoas em quem nos inspirar e esses homenageados são exemplos de dedicação ao meio ambiente. Também é importante lembrar que se hoje estamos aqui é porque o Adriano José Valente teve essa visão e transformou em realidade o que nossa cidade precisava.”
O diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, reforçou a importância da valorização das trajetórias ligadas ao meio ambiente. “Hoje é um dia de celebração e de reconhecimento para quem tanto contribuiu com a história ambiental de Maringá. Estão aqui representantes de uma Maringá harmoniosa, com qualidade de vida e com uma área ambiental bem preservada. A escolha dos homenageados passou por uma comissão técnica, que avaliou nomes, currículos e trajetórias. São pessoas que são referência e nos ajudam a multiplicar ações positivas para o meio ambiente”, afirmou.
O Prêmio Mérito Ambiental foi criado pela lei municipal nº 11.293/2021 de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão composta por membros do IAM e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
Conheça os premiados nesta edição do Prêmio Mérito Ambiental Adriano José Valente:
Francisco de Assis Pinheiro Dantas
Nascido em 1946, em Porto Real do Colégio (AL), Francisco de Assis Pinheiro Dantas mudou-se para o Paraná ainda na infância e se estabeleceu em Maringá em 1951. Formado em geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), tem pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional pela UEL e mestrado em Geografia pela UEM. Iniciou carreira na Prefeitura de Maringá em 1966, onde atuou por 10 anos. Também trabalhou por 15 anos na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e no Instituto Água e Terra (IAT), contribuindo significativamente para a gestão ambiental do estado.
“Gostaria de agradecer aos amigos e a todos com quem trabalhei ao longo da minha trajetória. Recebi esta homenagem sem esperar e fico profundamente honrado por esse reconhecimento ao trabalho que fiz pela proteção ambiental da nossa cidade”, destacou o homenageado durante a premiação.
Osvaldo Danhoni
Engenheiro agrônomo, com MBA em Gestão de Agronegócios, especialização em Gestão Ambiental com ênfase em Perícia e Auditoria Ambiental e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Teve papel de destaque na Cocamar, onde implantou a área ambiental e criou o Programa Cultivar para produção de mudas nativas e recuperação de áreas degradadas. Também colaborou no Plano de Gestão da Arborização de Maringá, participou do programa estadual de matas ciliares e coordenou a central de recolhimento de embalagens de agrotóxicos em Maringá. Atuou em diferentes conselhos ambientais e foi presidente da Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos.
Osvaldo Danhoni compartilhou a emoção de ser homenageado. “Quando recebi a notícia, me perguntei o porquê, já que trabalho com amor e não esperando reconhecimento. Fiquei muito feliz, esse prêmio é como uma gasolina para continuar, especialmente nos projetos que impactam diretamente a vida das pessoas. Um meio ambiente não se constrói com duas mãos, se constrói com muitas”, destacou.
Copel Distribuição – Projeto ‘Redes Aéreas Compactas’
A Copel foi uma das primeiras no Brasil a implantar redes aéreas compactas de média tensão com cabos protegidos. O projeto começou em Maringá nos anos 1980 e se mostrou fundamental para a preservação da vegetação urbana, ao mesmo tempo em que melhorou a qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia. A tecnologia é exemplo de eficiência aliada à sustentabilidade e consolidou Maringá como referência nacional em práticas ambientais urbanas.
“É um orgulho receber este prêmio. A Copel tem como compromisso o equilíbrio com o meio ambiente e a promoção da sustentabilidade em suas ações. Em nome da empresa, agradecemos por esse reconhecimento”, afirmou o gerente do departamento de Construção e Manutenção de Redes Norte/Noroeste da Copel, Hugo de Araújo.
Preservação ambiental é compromisso de toda a sociedade - O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Leonardo Sperandio, enfatizou o impacto coletivo da iniciativa. “Esse prêmio é mais do que um reconhecimento. Simboliza a união de pessoas e instituições que dedicam seu tempo e conhecimento para proteger o que temos de mais valioso. São atitudes como essas que mostram que é possível crescer e preservar. Que esse exemplo inspire ainda mais maringaenses a se engajarem na causa ambiental”, afirmou.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sidnei Telles, também celebrou a importância do momento. “É com grande emoção que falamos hoje sobre este importante mérito ambiental. Ao escutarmos essas histórias, nos comovemos. São pessoas que dedicam suas vidas para que possamos viver em uma terra comum cada vez melhor. Que possamos sempre lembrar desses exemplos e seguir construindo uma cidade mais sustentável e com mais cuidado com o meio ambiente”, disse.
Presenças – Também participaram da cerimônia, secretários municipais, os vereadores Pastor Sandro, Professora Ana Lúcia e William Gentil; o vice-presidente de Meio Ambiente da ACIM, Marcelo Félix; o presidente do Conseg, José Triana; e a gerente Regional do Crea-PR em Maringá, Rosane Scapin; entre outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Ricardo Lopes/PMM)