A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou avaliação de excelência em 12 cursos de graduação presenciais, segundo o Guia da Faculdade do Estadão. Na edição de 2025, divulgada na última sexta-feira (31), outros 56 cursos receberam quatro estrelas, sendo 50 presenciais e seis ofertados na modalidade a distância. Outras seis graduações foram avaliadas com três estrelas.
Os cursos mais bem avaliados da UEM são: Ciências Biológicas; Educação Física; Farmácia; Geografia; Letras; Matemática; e Química. Confira a titulação e o câmpus de oferta a seguir. O resultado é o melhor entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná.
O reitor Leandro Vanalli comenta sobre esta importante conquista: “O Guia da Faculdade do Estadão, um dos mais respeitados rankings de qualidade do ensino superior brasileiro, atesta o excelente desempenho dos nossos cursos. Este reconhecimento muito nos engrandece, alcançando a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram com sua dedicação ou já tiveram a honra de vivenciar o ambiente acadêmico desta excepcional universidade”.
Segundo Vanalli, “este resultado é fruto do empenho de nosso corpo docente, técnico-administrativo e discente, e uma evidência de que a nossa UEM está no caminho certo da consolidação como uma referência de ensino superior público de qualidade”.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) contabilizou 11 cursos com cinco estrelas; a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), cinco cursos; a Estadual de Ponta Grossa (UEPG), três cursos; a Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), dois; e as estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte (Uenp), um curso. No site, é possível encontrar um curso ou instituição e suas avaliações.
Dentre as graduações da UEM avaliadas com quatro estrelas (muito bom), é possível destacar os cursos de Medicina, Direito, Engenharia de Software, Odontologia e Psicologia, que são os mais concorridos dos últimos concursos vestibulares. Além disso, a lista contempla cursos presenciais de cinco dos seis câmpus regionais da IEES - Cianorte, Umuarama, Goioerê, Cidade Gaúcha e Ivaiporã.
Na modalidade de educação a distância, seis dos sete cursos ofertados pela UEM receberam quatro estrelas: Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras e Tecnologia em Gestão Pública. As graduações com três estrelas, consideradas boas, são: Ciências Sociais; Engenharia Elétrica; Física (Bacharelado); Música (Educação Musical); Engenharia Ambiental e Tecnologia em Construção Civil – os dois últimos ofertados em Umuarama.
Em relação a 2024, a UEM avançou nos cursos de excelência. Na edição anterior do Guia, quatro graduações presenciais receberam cinco estrelas; 57 ficaram com quatro estrelas - 52 na modalidade presencial e cinco a distância; e três cursos com três estrelas.
GUIA - A Universidade Estadual de São Paulo (USP) é a instituição pública com a maior quantidade de cursos avaliados como excelentes pelo Guia. Dos 143 cursos de graduação da USP avaliados, 123 alcançaram nota máxima e 20 foram classificados com quatro estrelas. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupa a segunda posição entre as melhores universidades públicas do Brasil, com 67 cursos de graduação avaliados como excelentes, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 53 cursos.
Neste ano, foram avaliados 22.198 cursos de graduação em todo o Brasil. Apenas 993 cursos receberam cinco estrelas, sendo que 85% dessas graduações são ofertadas por instituições públicas. Mais informações sobre a metodologia do Guia estão disponíveis no site do Estadão.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)