A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), aderiu à campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa, que envolve órgãos públicos e movimentos sociais, busca dar visibilidade e fortalecer o combate à violência contra mulheres. As ações da campanha começam nesta quinta-feira, 20, e seguem até 10 de dezembro (confira abaixo a programação completa).
A escolha das datas da campanha é simbólica. O início no Dia da Consciência Negra destaca a interseccionalidade entre raça e gênero e a múltipla vulnerabilidade das mulheres negras. O encerramento, em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforça que viver sem violência é um direito fundamental e reafirma o compromisso com a proteção e a dignidade de todas as mulheres.
Durante a campanha, a Semulher promoverá palestras, oficinas, cursos, campanhas de conscientização, ações educativas e um feirão de empregabilidade. Entre as ações, está a entrega do Prêmio Dorcelina Folador em 25 de novembro. O Prêmio Dorcelina Folador homenageia, a cada 2 anos, personalidades ou instituições reconhecidas pela defesa dos direitos das mulheres.
Em 26 de novembro, será inaugurado o Banco Vermelho na Praça da Catedral, às 9h. A intervenção urbana integra o circuito oficial do Instituto Banco Vermelho e simboliza o compromisso do município com a prevenção à violência de gênero, reforçando a campanha nacional ‘Feminicídio Zero’. O banco convida a sociedade a parar, refletir, levantar e agir contra o feminicídio.
Também integra a campanha, a caminhada ‘Maringá na prevenção do câncer de mama e pelo fim da violência contra as mulheres’. O evento será em 30 de novembro, às 8h30, com concentração e saída em frente ao portão principal do Parque do Ingá. Serão distribuídas camisetas aos primeiros participantes que chegarem ao local.
Entre 2 e 4 de dezembro, a Prefeitura de Maringá também promoverá o 1º Fórum Maringaense de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O evento será das 8h às 18h, no Auditório Constantino de Souza Júnior, na sede da Sicredi Dexis. O fórum reúne instituições e profissionais dedicados ao tema, como especialistas e representantes de diversos setores da sociedade, para aturem como multiplicadores. Nos dias 6 e 7 de dezembro, a campanha Laço Branco mobilizará homens, com objetivo de sensibilizar, engajar e conscientizar sobre a importância de combater todas as formas de violência contra às mulheres.
“A campanha vai além de uma série de eventos e fortalece as políticas públicas já existente. É uma medida que incentiva a comunidade na construção de uma cidade mais acolhedora para as mulheres. As ações ampliam o acesso à informação e promovem diálogo em diversos espaços e segmentos da sociedade”, afirma a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon.
Confira a programação:
20/11 – Início dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
21/11 – Lançamento da 3ª edição do podcast “Mulheres em Pauta”
24/11 – Ponto Semulher
24 a 26/12 – Curso de Biojóias
25/1, às 18h30 – Prêmio Dorcelina Folador
Local: Sala Jefferson Nogaroli, na Acim
27/11, 2 e 9/12 – Curso de Crochê
26/11 – Mulheres em Cena
26/11 às 9h – Inauguração do Banco Vermelho
Local: Praça da Catedral
27/11, das 8h30 às 13h – Feirão de Empregabilidade para Mulheres
Local: Agência do Trabalhador de Maringá
27/11 a 4/12 – Curso de Libras
27/11 – Mulheres em Cena + Dignidade e Proteção
28/11 – Curso “Qualidade de Vida da Mulher Rural”
28/11 – Clube de Leitura “Mulheres & Livros”
30/11 às 8h30 – Caminhada: Maringá na prevenção do câncer de mama e pelo fim da violência contra as mulheres
Local: Parque do Ingá
1º a 9/12 – Curso de Inclusão Digital
2 a 4/12, das 8h às 18h – 1º Fórum Maringaense de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
5/12 – Dignidade e Proteção
6/12 – Workshop “Técnicas de Bonsai”
6 e 7/12 – Campanha “Laço Branco”
8/12 – Ponto Semulher
9/12 – Pilates Delas
10/12 – Blitz Educativa
Mais informações pelo telefone (44) 99125-7962.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)