Políticas fiscais e desafios climáticos formam a temática do II Latin American Dialogues (2º Diálogos Latino-Americanos), que ocorre nesta quinta (27/11) e sexta-feira (28) na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A realização é do Programa de Pós-Graduação em Economia (PCE) e do Departamento de Economia (DCO), com a participação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Departamento de Administração e Economia do Ibmec-DF.
Este segundo congresso será em formato híbrido, com apresentações presenciais e participação remota, e busca promover um amplo debate a partir de diferentes perspectivas dentro do tema “Fiscal Policies and Climate Challenges” (Políticas para Alcançar a Sustentabilidade Fiscal e Ambiental).
O tema do evento aborda questões centrais da economia latino-americana, especialmente no que se refere às recentes discussões fiscais — incluindo o Tarifaço imposto pelos EUA — e aos desafios climáticos debatidos na COP30. De acordo com os organizadores, “esses movimentos afetaram toda a estrutura política dos países, o que justifica a necessidade de investigação política e econômica no campo acadêmico”.
A programação prevê diversas atividades, incluindo painéis de discussão e apresentações de trabalhos. A palestra de abertura ocorrerá no Auditório 13, do bloco C-34, do Departamento de Economia, com a presença do diretor do World Bank no Brasil, Cornelius Fleischhaker, do pesquisador do World Bank e professor do Ibmec-DF, João Gabriel de Araújo Oliveira, e da professora Carlândia Brito Santos Fernandes (PCE/UEM). A palestra apresentará o relatório do World Bank para o Brasil, intitulado “Policies to Achieve Fiscal and Environmental Sustainability” (“Políticas para Alcançar a Sustentabilidade Fiscal e Ambiental”).
Na sexta-feira (28), os trabalhos serão apresentados no período da manhã (8h às 9h30) e à tarde (13h30 às 15h). No Auditório 13, também ocorrerão dois painéis sobre sustentabilidade, política fiscal e desenvolvimento regional.
O primeiro painel será às 10h, com participação dos professores José Adrian Pintos Payeras (UEL), José Maria F. J. Silveira (Unicamp) e Umberto Antonio Sesso Filho (UEL). O segundo painel começa às 15h, com Juan Matias de Lucchi (Banco Central da Argentina), João Ricardo Faria (Florida Atlantic University) e Fernando A. Ribeiro Soares (Conexis Brasil Digital).
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. As apresentações ocorrerão no bloco C-34 da UEM. Segundo a organização, “será uma oportunidade única para que os maringaenses tenham contato com questões fundamentais para o futuro de todos nós”.
Serviço - A programação completa do evento pode ser encontrada no site oficial e no instagram do evento, além do site da PCE.
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)