Offline
MENU

UEM promove cerimônia de recepção a servidores nomeados em 2025
Por Administrador
Publicado em 27/11/2025 15:12
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou, na terça-feira (25), cerimônia de recepção para servidores nomeados na instituição entre março e novembro deste ano. Ao todo, 57 professores e 4 agentes universitários receberam as boas-vindas de autoridades da instituição em solenidade no auditório do bloco B-33 do Câmpus Sede.

A mesa de honra do evento, presidida pelo reitor Leandro Vanalli, contou com a presença do diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Jamil Abdanur Júnior, da vice-reitora Gisele Mendes, do chefe de gabinete da Reitoria Wilson Wesley Wutzow e do pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques.

Também compuseram a mesa, Robson Contiero, presidente da Comissão de Seleção da PRH, o decano Carlos Alberto de Bastos Andrade e Vânia Malagutti da Silva, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), importantes e simbólicos para o evento, de acordo com Vanalli.

Satisfação e celebração pela chegada dos servidores

Para o reitor, o acolhimento promovido pela UEM representa um momento de celebração possibilitado pela Seti no contexto da Lei Geral das Universidades (LGU).

“Esse evento reúne pessoas que confiaram na UEM através dos nossos concursos. Inscreveram-se em vagas às quais a universidade tinha direito e que há muito tempo estavam represadas. Agora, com o advento da LGU, e o apoio do Governo do Estado e da Seti, na pessoa do professor Aldo Bona, conseguimos realizar esse concurso. A UEM está trazendo novos docentes, novos agentes universitários, massa crítica competente para fazer com que cada vez mais a instituição se destaque, sendo protagonista do desenvolvimento”, afirmou Vanalli.

O diretor-geral da Seti, que representava o secretário da pasta na solenidade, fez coro com o reitor e viu no evento um motivo de orgulho e satisfação para a Secretaria. 

“Há muito tempo as instituições vêm perdendo talentos por aposentadoria, falecimento ou até mesmo por optarem por outras carreiras. Felizmente, nessa gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, foi possível resgatarmos uma série de concursos públicos para nossas sete universidades. Há muito não se realizava tantos concursos públicos e não eram contratados tantos docentes e agentes. Para a Seti é uma satisfação poder participar e um orgulho estar aqui representando o Governo do Estado em um momento tão importante da vida da UEM especialmente, mas também do sistema estadual de ciência e tecnologia e ensino superior como um todo”, comemorou Abdanur Júnior.

Já o pró-reitor da PRH destacou a importância da ocasião para apresentar aos docentes e agentes o conjunto de normas relativo ao quadro universitário, incluindo benefícios, além de procedimentos inerentes ao funcionamento interno da UEM.

“O objetivo é, primeiro, de fazer o acolhimento dos servidores. Segundo, de entregar a eles o novo manual do servidor, que traz todos os direitos e deveres deles, inclusive a legislação pertinente a cada um, como estágio probatório, perícia médica, Sistema de Assistência à Saúde (SAS), licença-capacitação, desenvolvimento na carreira, etc.”, explicou Marques.

Orgulho e Alegria por integrar a UEM

Entre os servidores, o sentimento era de orgulho e alegria por integrarem o quadro da melhor universidade estadual do Paraná e do Sul do País.

O professor William Casagrande Candiotto, do Departamento de Matemática (DMA), tinha a UEM como um projeto existencial e se disse motivado por finalmente integrar o corpo docente da instituição. 

“Era meu sonho de consumo acadêmico. Lutei bastante para estar aqui contribuindo com a ciência e, principalmente, com a matemática, em uma universidade pública, onde se pode fazer pesquisa de verdade, com autonomia e liberdade de cátedra”, festejou Candiotto.

Fernanda Tiosso Sampaio, docente do Departamento de Design e Moda, oferecido no Câmpus Regional de Cianorte (CRC), apresentou posição semelhante a do colega e, emocionada, enfatizou o que chamou de “luta” para entrar na UEM. 

“Fazer parte desse evento não é só um ato de vitória particular. É uma luta de resistência. A gente realmente acredita que estamos aqui para fazer alguma diferença, trazendo alunos para a instituição e crescer nos projetos de extensão, dando essa contrapartida para a sociedade do que a gente faz aqui dentro”, afirmou Tiosso.

Já para Lucas Eduardo Cariolando, técnico administrativo do Departamento de Teoria e Prática de Educação (DTP), a aprovação para a UEM teve um sabor especial pelo fato de o agente ser egresso da instituição. 

Fui aluno aqui antes de me tornar servidor. Sempre gostei muito e é como se fosse materializado o sentimento de pertencimento que tive aqui, porque é como se eu pudesse devolver a formação que tive para a universidade agora enquanto profissional. Espero ser feliz aqui, e assim como na graduação, também seja proveitoso e eu consiga contribuir de alguma forma para a melhoria da universidade como um todo”, disse Cariolando.

202 concursados desde 2023

Na UEM, o fortalecimento do quadro de servidores é uma política consolidada e que se aprofundou na gestão atual a partir da vigência da LGU. Foram nomeados, desde 2023, 165 docentes e 37 agentes em todos os câmpus da UEM, demonstrando o compromisso da instituição com a valorização dos profissionais que movem a universidade. Sem contar o trabalho dos temporários, servidores que suprem a demanda imediata da instituição.

No momento, a UEM conta com um efetivo total de 3.414 servidores, dos quais 1.605 são docentes - 1.166 concursados -, e 1.809 agentes universitários, dos quais 1.629 são estatutários. 

(Fabio Cândido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!