Offline
JEPs - Secretário de Esporte e do Turismo do Paraná prestigia abertura em Terra Rica
14/05/2016 10:37 em Jogos Escolares

 

Orlando Gonzalez

Uma abertura memorável. Esse foi o comentário entre os praticantes do esporte considerado amador no Estado do Paraná em referência ao cerimonial de abertura dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) em Terra Rica. Na noite de sexta-feira (13) o relógio marcava 22h30 e mesmo assim o ginásio de esportes Soletão permanecia literalmente lotado. O público compareceu em ´peso´ para apoiar basicamente apresentações ´caseiras´, que encantaram diversas famílias nas arquibancadas. E o maior evento escolar do Brasil iniciou de maneira ´forte´ a sua passagem pelo município de Terra Rica. O Secretário de Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, se fez presente e pode verificar a ´força´ da população de Terra Rica nas arquibancadas. Em torno de três mil pessoas prestigiarem a abertura.

 

O evento contou com a presença do prefeito do município, Amilton Anderson da Cunha, secretária municipal de Educação Eloíza Crystine Lopes Dias Cunha, chefe do Núcleo de Educação de Paranavaí, Pedro Baraldi, vereadores, e demais autoridades.

 

Em seu discurso no cerimonial, o Secretário de Esporte e do Turismo do Paraná, deputado Douglas Fabrício, enalteceu o apoio do município para receber o evento, agradeceu os incentivadores do esporte no Estado e ressaltou que estamos em ano olímpico no Brasil, e que para os jovens talentos esse momento de glória no esporte tem o seu início nos Jogos Escolares do Paraná.

 

“Quero agradecer a oportunidade de estar mais uma vez em Terra Rica. Prefeito Bicunha, pela terceira vez estou aqui no município na condição de Secretário de Estado do Paraná. Quero agradecer a parceria, em nome do governador Beto Richa, o prefeito Bicunha, as autoridades aqui presentes e da região. Não são todos os prefeitos que aceitam trazer e realizar em suas cidades esses jogos. Hoje no Paraná estamos realizando 11 aberturas iguais a essa. Ao final envolvemos mais ou menos 80 mil alunos/atletas. É um investimento do governo do Paraná de basicamente R$ 20 milhões nos Jogos Escolares. E vale a pena o resultado, porque os atletas têm conseguido importantes marcas para o Estado do Paraná em nível nacional. O investimento no esporte educa, o esporte socializa, o esporte melhora a saúde, o esporte melhora a segurança e o esporte ajuda no desenvolvimento do turismo. Neste ano nós teremos as Olimpíadas no Brasil. Mais de 10.500 atletas do mundo inteiro participarão. São 42 modalidades. Virão para o Brasil 500 mil turistas que ajudarão o país nesse momento de dificuldade que enfrentamos, a ter renda, a ter emprego a ter desenvolvimento. As Olimpíadas que acontecem no Rio de Janeiro, para um atleta mais tarde, é aqui que o processo começa. Nos Jogos Escolares através do governo do Paraná. Duas secretarias envolvidas. A Secretaria da Educação e Secretaria do Esporte e do Turismo, mas só acontecem porque os prefeitos, os vereadores e o povo do Paraná apoiam. E viva os atletas dos Jogos Escolares do Paraná”, finalizou.

 

 

O prefeito Bicunha seguiu a linha do Secretário e decretou´ o início da competição. “Como disse o secretário, é aqui que tudo começa tudo. Aqui é a base. Então eu torço que vocês dêem o melhor, e que possamos ter no final os vencedores com muita satisfação, e os que não conseguirem as medalhas, com a certeza que levarão de Terra Rica a amizade que muitos de vocês vão encontrar por aqui. E nesse momento eu declaro aberta a edição de número 63 dos Jogos Escolares do Paraná”.

 

 

O cerimonial teve três apresentações musicais acompanhadas por dança de crianças. Pequeno Príncipe, com a música “Carruagem de Fogo”, co a professora Sandra. Depois, Rita de Cássia, com a música “É Preciso Saber Viver”, com os professores Mário e Sandra, do curso de Educação Física, apresentação de Rosalina de Moraes, com a “Lá, Lá, Lá”, com os professores Roseli e Rosemeire e, por fim, apresentação dos Ginaloucos, que vai ter o idealizador Rogério Montes conduzindo a Tocha Olímpica, em Dourados-MS.

 

 

O fogo olímpico foi conduzido por Carlos Eduardo Andrade (Tico), Vladimir Gomes da Pena (Vadinho) e Alcides Francisco da Silva (Queijinho), este na cidade desde 1943, e ex-praticante do futebol amador. O juramento do atleta teve Maria Holanda Garcia Siqueira, do Colégio Santo Inácio de Loyola.

 

A etapa regional de Terra Rica conta com a participação de 21 municípios, de  63 escolas, sendo estaduais, oito particulares e 11 APAES.

 

 

Secretaria de Estado do Esporte e Turismo também no facebook – https://www.facebook.com/jogosescolares75anos

 

 

 

COM/JEPS2016

Orlando Gonzalez
(44) 9903-6304
orlandogonzalez@radiomaringa.com.br

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!