Prefeitura de Maringá desenvolve plano inédito de conservação de estradas
15/05/2019 21:14 em Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Diretoria de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), elabora um projeto inédito no Paraná para manutenção e melhorias infraestruturais das estradas rurais.

 

O Plano de Mobilidade Rural é desenvolvido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com profissionais especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Emater, Adapar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam), Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB-Seção Maringá) e Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge).

 

De acordo com a diretora de Agricultura e Pecuária da Seide, engenheira agrônoma Samireille Messias, os estudos técnicos para implantação do projeto estão em fase de elaboração do diagnóstico da atual situação dos quase 260 km de estradas que atendem a quase 8 mil moradores da zona rural do município.

 

“O objetivo é delimitar o que pode ser feito para melhoria imediata e também a médio e longo prazos. A meta é tornar o plano definitivo, não só para manutenção rotineira, como também para aprimoramento das condições das estradas no sentido de atender aos produtores agrícolas, alunos de escolas rurais, fomento ao turismo rural e para fixação do homem no campo”, diz. 

 

Neste ano, o município já investiu R$ 220 mil em obras e melhorias em pontes, galerias e cascalhamento de vias na área rural. Em 2018, foram pagos R$ 464 mil em horas/máquina e diárias de caminhão para readequações pontuais.

 

Diretrizes rurais

O Plano de Mobilidade Rural tem que ser finalizado até dezembro deste ano para inclusão no Plano Diretor de Maringá e orçamentos anuais das secretarias envolvidas, como a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) e Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), que executará as melhorias.

 

A Câmara Municipal também participa das discussões do plano, representada pelo vereador Jean Marques, já que muitas leis vigentes para área rural precisam ser atualizadas e aperfeiçoadas.

 

“Depois de finalizado, o Plano de Mobilidade Rural vai estabelecer diretrizes fundamentais para a zona rural, independente da gestão municipal vigente, e terá maior facilidade para obtenção de recursos estaduais e federais para sua consolidação”, conclui a diretora.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

MAIS - http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=f6d6101b1c55f6&id=34842

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!